ARTIGO: Como os líderes devem enfrentar os desafios para 2021

Os líderes devem continuar enfrentando antigos e novos desafios enquanto a pandemia continuar, mas as diretrizes para manutenção do negócio permanecerá sendo os cuidados com a manutenção da cultura e identidade da empresa.

FABIO - LIDE
Fabio Fernandes é Head das unidades LIDE. (Foto: Divulgação)

A pandemia já deixa seu legado por meio da reinvenção das empresas e reestruturação dos negócios, o que exigiu tomadas de decisões e mudanças em um curto espaço de tempo, mas a incerteza continua em 2021, diante do surgimento das novas cepas da Covid-19 e retorno das restrições em vários setores, incluindo lockdown em diversas regiões do País.

Em 2020, muitas empresas souberam suportar a turbulência e, em alguns casos, até identificaram novas oportunidades de negócios. No entanto, isso representou e ainda representa um grande desafio para os líderes, que precisam encontrar soluções e tomar decisões para acompanhar o ritmo do mercado, além de buscar alternativas para se antecipar em um cenário totalmente incerto.

Os setores de serviços e de varejo foram alguns dos mais atingidos por essas mudanças e instabilidade de cenário. Assim, a experiência de empresas com atuação no segmento ajuda a refletir sobre como enfrentar essa situação.

O diretor presidente do SPSP - Grupo Empresarial de Serviços, Daniel Garcia, revela que a estratégia é construir um planejamento com alternativas que possam ser rapidamente aplicáveis visando se adequar à nova realidade e minimizar os impactos.

Na área de varejo, Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan, que é responsável pelo RibeirãoShopping e pelo ShoppingSantaÚrsula, ambos em Ribeirão Preto, apostou em novas alternativas como o reforço da presença digital por meio do superapp Multi e na implantação de novos canais de vendas aos consumidores como drive-thru e uma plataforma de venda direta que conecta lojistas e clientes em contato por WhatsApp.

Para manter a eficiência no período da pandemia, os líderes das duas empresas apontam ainda que a comunicação e a consolidação de parcerias demonstraram ser fundamentais neste momento.

O Grupo SPSP, por meio do comitê de gestão, definiu como prioridade desde o início da pandemia o aperfeiçoamento dos canais de comunicação com seus colaboradores e parceiros visando agilidade e transparência.  

Já a Multiplan adotou medidas de apoio aos colaboradores, parceiros, lojistas e comunidade buscando minimizar os impactos. Assim, as estratégias incluem decisões administrativas como a disponibilização de condições diferenciadas para preservar a saúde financeira dos lojistas e contribuir com a manutenção dos empregos. No âmbito social, a companhia reforçou as ações de engajamento com instituições governamentais, como na parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, que utilizará a estrutura dos shoppings como postos de vacinação drive-thru.

Uma pesquisa da AL+ People & Performance Solutions, em 2020, revelou que a principal dificuldade dos líderes durante a pandemia é a manutenção da cultura da empresa.

No entanto, o que observamos por meio das experiências do Grupo SPSP e da Multiplan é que as ações e estratégias mantêm o DNA das empresas e a identidade da marca, o que sem dúvida continuará como um grande diferencial na retomada das atividades no período pós-pandemia. 

Os líderes devem continuar enfrentando antigos e novos desafios enquanto a pandemia continuar, mas as diretrizes para manutenção do negócio permanecerá sendo os cuidados com a manutenção da cultura e identidade da empresa.