Artigo: Como o marketing digital pode gerar resultados em meio à incerteza econômica

Conforme os orçamentos diminuem e as empresas se tornam mais conservadoras com seus gastos, as equipes de marketing devem confiar no orçamento baseado em performance para otimizar os retornos com fundos limitados.

Thiago Félix - CRITEO
Thiago Félix, Diretor de Novos Negócios LATAM. (Foto: Divulgação)

À medida que as eleições se aproximam, o ambiente macroeconômico permanece incerto no Brasil. Como é típico quando confrontados com a possibilidade de uma crise econômica, os profissionais de marketing estão reconsiderando suas estratégias atuais e avaliando suas opções com base nos possíveis impactos dos resultados das eleições. Hoje, os profissionais de marketing estão especialmente focados em avaliar o retorno do investimento de suas estratégias atuais e se serão bem-sucedidos em atrair um consumidor consciente dos custos durante um período de inflação recorde e a possibilidade de recessão. 

Conforme os orçamentos diminuem e as empresas se tornam mais conservadoras com seus gastos, as equipes de marketing devem confiar no orçamento baseado em performance para otimizar os retornos com fundos limitados. Com a Copa do Mundo e a temporada de festas também se aproximando, pontos de contato consistentes com o cliente nos próximos meses serão cruciais para manter um impulso positivo e envolver o público-alvo para gerar conversões de vendas durante uma temporada de compras movimentada. 

A necessidade urgente de maximizar performance 

No passado, os varejistas priorizavam grandes investimentos em publicidade digital para atingir seu público-alvo, mas agora, dadas as condições atuais do mercado, os anunciantes devem ser mais estratégicos com seus orçamentos limitados para maximizar os retornos. Para conseguir isso e alcançar melhor seus mercados-alvo, as empresas devem repensar nas suas estratégias e se concentrar em uma abordagem ágil e orientada por dados para publicidade digital que lhes permita adaptar e realocar rapidamente os gastos com base na performance da campanha. 

De acordo com a Neotrust, o e-commerce no Brasil apresentou um crescimento de 4,3% no número de pedidos no 2º trimestre de 2022. Varejistas de todas as categorias devem continuar se conectando com esses consumidores enquanto eles estão engajados, marcar presença e estabelecer as bases para o segundo semestre do ano entrando na temporada de férias. Em vez de esperar uma desaceleração econômica, os profissionais de marketing devem se comprometer a desenvolver estratégias de publicidade digital inteligentes e estratégicas para impulsionar as vendas e provar a performance enquanto gastam com mais cautela 

Em última análise, os orçamentos de performance tendem a ser mais resilientes em períodos de baixa econômica e podem ajudar os profissionais de marketing a impulsionar e mostrar o ROI ao trabalhar com um orçamento limitado. 

Como se preparar para o futuro e pensar estrategicamente com publicidade 

A conclusão é: agora é hora de cautela, mas as marcas não devem parar completamente os gastos com anúncios. Ao investir em Commerce Media – uma tática que permite que as marcas alcancem os compradores com anúncios relevantes no ponto de venda digital em sites e aplicativos de parceiros varejistas – as empresas podem aproveitar seus próprios dados primários hoje para maximizar os retornos, mesmo com orçamentos limitados. 

No entanto, apenas chegar ao cliente não é mais suficiente. É necessário entregar um conteúdo personalizado para gerar conversões. Ao priorizar a personalização, as experiências de compra do consumidor serão diferenciadas e os varejistas não precisarão se comprometer com investimentos estratosféricos em seus segmentos. 

Além disso, os varejistas devem estar preparados para uma mudança nos hábitos de consumo dos clientes e organizar suas campanhas de marketing de acordo com suas novas necessidades. Durante a desaceleração econômica do Brasil, podemos antecipar que os consumidores serão, em geral, mais conservadores em seus gastos a partir de agora, então a personalização é fundamental para influenciá-los a fazer investimentos quando provavelmente também têm seus orçamentos fixos. 

A incerteza contínua do cenário econômico tornou as previsões mais difíceis, fazendo com que os varejistas de todos os setores reavaliassem seus gastos com anúncios e orçamentos de marketing digital mais amplos. No entanto, concentrando-se na performance, investindo em Commerce Media e priorizando a personalização, as empresas podem manter pontos de contato constantes com os clientes e gerar resultados enquanto operam com orçamentos reduzidos – especialmente no período de festas de fim de ano, quando os consumidores aumentam seus gastos. 

*Por Thiago Félix, Diretor de Novos Negócios LATAM