Artigo: Como o marketing digital pode gerar resultados em meio à incerteza econômica
Conforme os orçamentos diminuem e as empresas se tornam mais conservadoras com seus gastos, as equipes de marketing devem confiar no orçamento baseado em performance para otimizar os retornos com fundos limitados.
Thiago Félix, Diretor de Novos Negócios LATAM. (Foto: Divulgação)
À medida que as eleições se aproximam, o ambiente macroeconômico permanece incerto no Brasil. Como é típico quando confrontados com a possibilidade de uma crise econômica, os profissionais de marketing estão reconsiderando suas estratégias atuais e avaliando suas opções com base nos possíveis impactos dos resultados das eleições. Hoje, os profissionais de marketing estão especialmente focados em avaliar o retorno do investimento de suas estratégias atuais e se serão bem-sucedidos em atrair um consumidor consciente dos custos durante um período de inflação recorde e a possibilidade de recessão.
Conforme os orçamentos diminuem e as empresas se tornam mais conservadoras com seus gastos, as equipes de marketing devem confiar no orçamento baseado em performance para otimizar os retornos com fundos limitados. Com a Copa do Mundo e a temporada de festas também se aproximando, pontos de contato consistentes com o cliente nos próximos meses serão cruciais para manter um impulso positivo e envolver o público-alvo para gerar conversões de vendas durante uma temporada de compras movimentada.
A necessidade urgente de maximizar performance
No passado, os varejistas priorizavam grandes investimentos em publicidade digital para atingir seu público-alvo, mas agora, dadas as condições atuais do mercado, os anunciantes devem ser mais estratégicos com seus orçamentos limitados para maximizar os retornos. Para conseguir isso e alcançar melhor seus mercados-alvo, as empresas devem repensar nas suas estratégias e se concentrar em uma abordagem ágil e orientada por dados para publicidade digital que lhes permita adaptar e realocar rapidamente os gastos com base na performance da campanha.
De acordo com a Neotrust, o e-commerce no Brasil apresentou um crescimento de 4,3% no número de pedidos no 2º trimestre de 2022. Varejistas de todas as categorias devem continuar se conectando com esses consumidores enquanto eles estão engajados, marcar presença e estabelecer as bases para o segundo semestre do ano entrando na temporada de férias. Em vez de esperar uma desaceleração econômica, os profissionais de marketing devem se comprometer a desenvolver estratégias de publicidade digital inteligentes e estratégicas para impulsionar as vendas e provar a performance enquanto gastam com mais cautela
Em última análise, os orçamentos de performance tendem a ser mais resilientes em períodos de baixa econômica e podem ajudar os profissionais de marketing a impulsionar e mostrar o ROI ao trabalhar com um orçamento limitado.
Como se preparar para o futuro e pensar estrategicamente com publicidade
A conclusão é: agora é hora de cautela, mas as marcas não devem parar completamente os gastos com anúncios. Ao investir em Commerce Media – uma tática que permite que as marcas alcancem os compradores com anúncios relevantes no ponto de venda digital em sites e aplicativos de parceiros varejistas – as empresas podem aproveitar seus próprios dados primários hoje para maximizar os retornos, mesmo com orçamentos limitados.
No entanto, apenas chegar ao cliente não é mais suficiente. É necessário entregar um conteúdo personalizado para gerar conversões. Ao priorizar a personalização, as experiências de compra do consumidor serão diferenciadas e os varejistas não precisarão se comprometer com investimentos estratosféricos em seus segmentos.
Além disso, os varejistas devem estar preparados para uma mudança nos hábitos de consumo dos clientes e organizar suas campanhas de marketing de acordo com suas novas necessidades. Durante a desaceleração econômica do Brasil, podemos antecipar que os consumidores serão, em geral, mais conservadores em seus gastos a partir de agora, então a personalização é fundamental para influenciá-los a fazer investimentos quando provavelmente também têm seus orçamentos fixos.
A incerteza contínua do cenário econômico tornou as previsões mais difíceis, fazendo com que os varejistas de todos os setores reavaliassem seus gastos com anúncios e orçamentos de marketing digital mais amplos. No entanto, concentrando-se na performance, investindo em Commerce Media e priorizando a personalização, as empresas podem manter pontos de contato constantes com os clientes e gerar resultados enquanto operam com orçamentos reduzidos – especialmente no período de festas de fim de ano, quando os consumidores aumentam seus gastos.
*Por Thiago Félix, Diretor de Novos Negócios LATAM