Artigo: As estatísticas mais reveladoras por trás do e-learning no Brasil

Muitas são as estatísticas que impulsionam a educação online no Brasil. Conforme o segmento se expande no país, estudantes indicam suas principais motivações para optarem pelo aprendizado online.

IMG_1895Alexey Krasnoselskiy, head de expansão internacional da GetCourse. (Foto: Divulgação)

Um recente relatório do Mapeamento de Edtechs, organizado pela ABStartups junto ao Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) revelou que 64% das edtechs mantiveram ou tiveram aumento de faturamento no último ano, evidenciando que o e-learning veio para ficar. A modalidade se tornou parte da vida de muitos estudantes brasileiros, que encontraram no ensino à distância uma oportunidade de acesso à educação. 

Muitas são as estatísticas que impulsionam a educação online no Brasil. Conforme o segmento se expande no país, estudantes indicam suas principais motivações para optarem pelo aprendizado online. As estatísticas apontam que com o custo-benefício alinhado às expectativas, o número de alunos online só tende a aumentar. 

Maior repertório

Em levantamento recente da GetCourse* feito com estudantes brasileiros, 39% apontaram os cursos à distância como as fontes escolhidas para elevar o repertório profissional. Com a recente crise econômica no país, os brasileiros têm procurado especialização para aprimorar  seus conhecimentos técnicos.

Da mesma forma, cerca de 78% decidem estudar online para aperfeiçoar habilidades gerais e adquirir novos conhecimentos de áreas que praticam como hobby. Cursos de desenvolvimento pessoal, finanças, relacionamento e fitness estão entre os nichos que mais crescem em matrículas online. 

Sejam cursos profissionalizantes ou livres, os brasileiros têm encontrado no universo online a fonte de novos aprendizados e pretendem continuar com essa prática a longo prazo. 

Satisfação e custo benefício 

Mais de 90% dos brasileiros se sentiram completamente satisfeitos ou satisfeitos com os cursos online que fizeram recentemente. Os dados indicam que a qualidade da educação online está alcançando as expectativas dos estudantes e também que o nível de satisfação com a modalidade é grande. 

Além disso, a questão do custo-benefício foi evidenciada por 46% dos entrevistados na pesquisa. O preço dos cursos disponíveis nas plataformas de educação online foi citado como o principal critério para optarem pela modalidade.

Flexibilidade e acesso à educação 

O ecossistema de aprendizado online permite aos estudantes possibilidades diferentes de aprendizado que se encaixem em suas rotinas e prioridades. Aulas ao vivo, gravadas e webinars são algumas das opções que os brasileiros veem como vantajosos na sua caminhada de aprendizado.

Cerca de 70% disse preferir quando o curso online apresenta mais de uma opção de aprendizado, como aulas ao vivo, webinars com professores e vídeos gravados para assistir no melhor momento. 

O ecossistema de e-learning passa por um cenário de expansão, muito impulsionado pelo isolamento da Covid-19. Entre as muitas mudanças recentes está a confirmação de que, com a ajuda da tecnologia, estudantes não só se adaptam com rapidez, como incorporam novas formas de aprendizado ao dia a dia que pretendem manter a longo prazo. Com o atual crescimento e incentivo de edtechs no país, as estatísticas são promissoras para o mercado de educação online no Brasil, evidenciando que o nicho ainda tende a crescer, mesmo que sejam flexibilizadas as regras de isolamento social. 

*pesquisa feita em Junho de 2021 com grupo de 500 estudantes com mais de 18 anos no Brasil