Viajar para o espaço é um sonho de qualquer pessoa que goste de aventura

Caso dos bilionários Richard Branson e Jeff Bezos que iniciaram essa corrida espacial em julho de 2021.

photo-private-astronauts-learn-more
Viajar para o espaço é um sonho de qualquer pessoa que goste de aventura. 

Branson viajou no dia 11, na VSS Unity, misto de avião e foguete, com dois pilotos e uma tripulação de seis pessoas de sua empresa, a Virgin Galactic, permanecendo 20 minutos no espaço. Bezos decolou no foguete espacial New Shepard, da Blue Origin, no dia 20, primeiro voo civil tripulado, na companhia de seu irmão Mark, Wally Funk de 82 anos, piloto pioneira no setor aeroespacial e Oliver Daemen, jovem de 18 anos, que pagou passagem, ficando 10 minutos no espaço.

Essas viagens, tipo suborbital – quando a aeronave não entra em órbita – são o primeiro passo para projetos mais arrojados. O próprio Branson diz querer oferecer voos turísticos para curiosos e interessados no espaço, algo que já está sendo planejado. Mas, se depender de Michael Suffredini, ex-gerente do programa de Estação Espacial Internacional, pessoas comuns se tornarão "foguetes da vida real".

AdobeStock_356861674A ideia é, posteriormente, fazer com que o módulo Axiom receba dois elementos adicionais. 

Por meio de sua empresa Axiom Space, em parceria com a Space X e a NASA, ele pretende que cidadãos comuns fiquem mais tempo no espaço. Como? “Hospedados” em câmaras aclopadas na Estação Espacial Internacional. Essas câmaras seriam feitas de paredes acolchoadas e cheias de LEDs que mudam de cor, projetadas pelo designer francês Philippe Starck.

A ideia é, posteriormente, fazer com que o módulo Axiom receba dois elementos adicionais, de energia e térmico, com uma câmara de descompressão que funcionará na futura Estação Espacial Comercial da Axiom, onde a empresa pretende realizar treinos para “astronautas comerciais” e “turistas espaciais”. O valor da experiência: US$ 55 milhões, com um treinamento de até 15 semanas e a “missão” de 10 dias. Parece loucura?