Robb Report Brasil desembarca no Las Ventanas Al Paraíso

Local é considerado um dos hotéis mais espetaculares e visitados do mundo.


Uma das marcas registradas do Las Ventanas é a piscina, que tem ao fundo o mar, e uma árvore escultural, cenário dos mais fotografados do mundo. 


"What do you want?, What do you need?"A experiência de se hospedar no Las Ventanas Al Paraíso, em San Jose del Cabo, no México, pode começar a partir dessas perguntas. Ou melhor, pelas respostas. Quem pergunta é o jovem Carlos Echávarri, diretor do departamento de “romance” do hotel. O cargo tem esse nome mesmo, charmoso assim, mas Echávarri organiza muito mais do que espetáculos pirotécnicos e outras surpresas para casais enamorados ou em lua de mel. Ele orquestra um dos serviços que faz o Las Ventanas ser considerado um dos hotéis mais exclusivos do mundo: o poder de surpreender.

O nome do hotel já explica muito e não há nenhum exagero em chamar de paraíso aquela ponta sul da Penísula Baja, onde o Mar de Cortez encontra o Oceano Pacífico e a cor da água chega a arder nos olhos de tão intenso o azul. Los Cabos fica na Baja California Sur e é praticamente uma continuação do estado onde se vive a vida sobre as ondas, num vaivém infinito e agradável. Mas, apesar da forte influência americana, o que se vive no Las Ventanas é um mergulho no que a hospitalidade mexicana oferece de melhor.

E o mergulho começa, claro, numa das piscinas mais fotografadas do mundo, tendo ao fundo o mar e a árvore em escultura, uma das marcas registradas do hotel. A temperatura da água provoca a inebriante vontade de não sair dali nunca mais. Salvo se for para esticar o braço no bar molhado em direção à Margarita trazida pelo garçon que visivelmente sorri por trás da máscara. Da gastronomia à decoração, tudo é pensado com requintes de excelência que beiram a perfeição. São cinco funcionários por hóspede e nas Villas há mordomos exclusivos prontos a atender pedidos inde- pendentemente da hora. Basta chamar pelo WhatsApp.

Fiz o teste e o ferro e a tábua de passar roupas se materializaram em menos de dez minutos. Os butlers também se encarregam de desfazer as malas guardando as roupas por cor nos armários. E refazem também na hora de ir embora. O staff trabalha quase como seres invisíveis que surgem num passe de mágica quando acionados. Um dos segredos é um corredor subterrâneo por onde eles circulam até de bicicleta para que tudo chegue impecável no “andar” de cima. Administrado pela Rosewood Hotels & Resorts, a rede de hotéis de luxo, com sede em Hong Kong, o Las Ventanas foi comprado em 1997, sete anos depois de sua inauguração, pelo bilionário americano Ty Warner.

Apesar de ser um dos destinos de descanso de celebridades, como Jennifer Aniston, Cameron Diaz e Jessica Alba, o hotel preza pela privacidade. Além de não ter nem nome exposto na entrada, também nunca revela a identidade de clientes famosos. Essa atmosfera de exclusividade pode ser sentida principalmente para quem se hospeda na Ty Mansion, a espetacular casa de 2.600 metros quadrados (U$ 47 mil por noite) ou em uma das 12 “Signature Villas”: seis de frente para o mar, e seis com vista para o campo de golfe.

As “Beach front” têm em torno de 418 metros quadrados e foram construídas na areia, o que significa dizer que não há nada que separe suas piscinas privativas de borda infinita e a areia da praia. À noite, você pode pedir um jantar ali mesmo, servido por um chef particular, na sua praia ilumina- da por lanternas espetadas na areia. Não será raro testemunhar, de longe, um pedido de casamento ao som de mariachis e fogos na villa ao lado.

Los Cabos Accommodation & Villas | Rosewood Las Ventanas al Paraíso
Acima, o hóspede confere a exclusive penthouse signature residence.


All night Long


Tudo no Las Ventanas parece pensado para não se querer sair do hotel. E sair para quê? À noite um dos grandes programas é jantar no cinematográfico Arbol, o restaurante de sabores asiáticos e frutos do mar, sob a luz de lanternas vermelhas. Se for sua noite de sorte, o jantar será ao som de um grupo de músicos cubanos que parecem ter vindo direto da final do America’s Got Talent. Se ainda tiver fôlego, vale uma esticada no “La Botica”, o charmosíssimo speakeasy, onde se entra mediante uma senha, que faz as portas se abrirem e as paredes do bar também.

Os músicos e bailarinos se revezam no palco numa atmosfera boêmia e intimista. Coisa de filme dos anos 1920. Outra experiência é jantar na cave, onde fica a adega com as garrafas mais poderosas do hotel. Ali, o clima é de coisa secreta e só cabem 12 pessoas. E para quem gosta de saber mais sobre os vinhos locais, é o lugar. A sommelière Genevieve Rioux fala de cada rótulo com paixão, numa aula de harmonização. Difícil dizer se o melhor dos Las Ventanas é aproveitar a noite ou o dia.

Na dúvida, fique com os dois. E depois de uma noite muito bem dormida, é inesquecível ver o sol nascer, enquanto aguarda o início da aula de ioga em frente ao mar. Aprender a posição Guerreiro II olhando para aquela paisagem é o mais próximo que um simples mortal pode chegar do Nirvana. Não existem quartos standard no Las Ventanas. São 83 suítes, além das villas e da Ty Mansion. Nada aqui pode ser considerado standard. Nem este lugar pode ser chamado de resort. Nada de all inclusive. As diárias incluem apenas o café da manhã. Porque coisas exclusivas não são feitas em série, nem servidas em bufês. “What do you want?”. “What do you need?”

Los Cabos Accommodation & Villas | Rosewood Las Ventanas al ParaísoAo lado, recorte de uma das 12 “Signature Villas”. As “Beach front” têm em torno de 418 metros quadrados e foram construídas na areia. (Foto: Divulgação)