O Eden em Arte e Prosa

No coração histórico de Roma, e com uma das mais deslumbrantes vistas panorâmicas para a Cidade Eterna, o hotel Eden recebe Andrea Ferolla como artista residente.

andrea-ferolla-hotel-eden-roma-05O ilustrador de moda Andrea Forella em seu estúdio montadono hotel Eden.

O monte Picio não faz parte das sete colinas em torno das quais gira grande parte da história da capital do Império Romano, mas nem por isso deixa de ser uma das mais nobres localizações da Cidade Eterna. Esse foi o local escolhido pelo imperador Júlio César, e depois por seu filho Augusto, para construir suas villas, e onde, nos anos 1660, o cardeal Ludovico Ludovisi, que hoje dá nome à ruae ao distrito, decidiu construir um palazzo para abrigar sua coleção de antiguidades romanas. Foi este mesmo endereço, da casa de três andares, que chamaria a atenção do hoteleiro bávaro Francesco Niestelweck, e ali ele decidiu abrir o Eden, em 1889.

O hotel coleciona histórias

O La Terrazza, seu restaurante gastronômico com uma das mais belas vistas panorâmicas de Roma, passou a ser o cenário oficial das entrevistas do mais célebre dos diretores de cinema italiano, Federico Fellini, que morava na via Margutta. Reaberto em 2017, depois da última reforma do hotel, e com projeto do duo de designers celebridades Patrick Jouin e Sanjit Manku, o restaurante com uma estrela Michelin oferece, nas mãos do chef Fabio Ciervo, uma combinação irresistível entre ingredientes italianos sazonais e orgânicos especiarias asiáticas, molhos de base francesa e as técnicas culinárias inovadoras da escola espanhola (atleta que é, o chef ainda se preocupa com os aspectos nutricionais de suas receitas).

321866624A terrazza do restaurante Il Giardino e o belo panorama romano.

O hotel conta ainda com mais um restaurante, o Il Giardino, aberto o dia todo, das 7h da manhã à meia-noite, com salão, bar e terraço, também com uma vista panorâmicaespetacular. Mas é o elegantíssimo lounge La Libreria que termina por roubar a cena. Com o aconchego típico das bibliotecas e decorado com mármores, espelhos, veludos, lareira, teto em caixotão folheado a ouro e paredes pintadas em trompe l’oeil, a Libreria não é só o lugar perfeito para se tomar um café da manhã típico italiano, um chá à tarde ou um drinque pré ou pós-jatar, é onde estão expostos os desenhos do ilustrador de moda Andrea Ferolla, o primeiro artista residente desse hotel mítico.

andrea-ferolla-hotel-eden-roma-01-1024x682A vista panorâmica a partir do hotel pelos traços de Ferolla.

Duas vezes por mês, o Eden se torna o estúdio de Andrea. Lá ele captura com seus traços rápidos e elegantes a alma do hotel, através da observação do que acontece em seus salões. “Um grand hôtel, como o hotel Eden, é um local narrativo por excelência, resultado de milhares de histórias de via-jantes. Ele testemunha movimentos e gestos, conta uma história de figuras icônicas e convidados que passam”, diz o ilustrador que, com sua esposa Daria Reina, é fundador da marca de design e moda Chez Dedé, e autor do livro Italian Chic, publicado pela Assouline com fotos de Reina. A 400 metros ladeira acima da Piazza di Spagna e do comércio elegante da via dei Condotti, o Eden tem 98 quartos e suítes, sendo as Signature Suites as acomodações de maior prestígio.

178518872Os quartos em tons sóbrios foram decorados pelo escritório dos designers Bruno Moinard e Claire Bétaille, que, em conjunto com o duo Patrick Jouin e Sanjit Makun, formaram o time responsável pela renovação completa do hotel em 2017.

Da Dolce Vita à Bellavista Penhouse, as suítes têm de 94 a 204 metros quadrados e contam com banheiros luxuosos, belas vistas da cidade, aparelhos de TV Bang & Olufsen e amenidades da Bottega Veneta. O hotel, que recebe há mais de 130 anos rainhas, príncipes, artistas e celebridades, e hoje faz parte da Dorchester Collection, ainda conta com um spa urbano, com três salas para tratamentos assinados por Sonya Dakar, especialista em pele de celebridades de Hollywood, e produtos Mei, uma marca italiana feita com ingredientes naturais e óleos essenciais de plantas silvestres. Uma combinação perfeita para se entender o significado da expressão “La dolce vita”.

321866375O edifício do hotel Eden, inaugurado em 1889, fica na esquina da via Ludovisi com a Porta Pinciana, a 400 metros da escadaria da Piazza di Spagna.