A Sagrada Família de Barcelona estará finalmente concluída em 2026, após mais de 140 anos

A famosa igreja de Gaudí em breve estará livre de construção.

WhatsApp Image 2024-03-27 at 15.38.59A famosa igreja de Gaudí em breve estará livre de construção.

É um marco que levou mais de 140 anos para ser construído – e agora, finalmente estará completo.

A Sagrada Família de Barcelona , ​​em construção desde 1882, será concluída em 2026, informou a CNN na segunda-feira. A Capela da Assunção está prevista para 2025, e a Torre de Jesus Cristo no próximo ano, segundo a entidade responsável pela gestão do local.

Antoni Gaudí, o arquiteto catalão cujo trabalho pode ser visto em Barcelona, ​​projetou a famosa igreja. Ele imaginou a estrutura como tendo 18 torres em forma de fuso, cada uma uma homenagem a uma figura bíblica diferente: Jesus, a Virgem Maria, os 12 apóstolos e os quatro evangelistas. Na época da morte de Gaudí, em 1926, a Sagrada Família estava apenas 10 a 15 por cento concluída, incluindo uma cripta, um transepto e parte da parede da abside. (Na verdade, o túmulo de Gaudí fica sob a catedral.)

Depois, no final da década de 1930, a Guerra Civil Espanhola desacelerou ainda mais a construção. Durante esse período, a maioria dos projetos e modelos de Gaudí para o edifício foram destruídos. Nos anos seguintes, a Sagrada Família utilizou materiais sobreviventes e reconstruídos, observou a CNN, juntamente com interpretações dos designs originais.

Apesar de ainda não ser um edifício completo, a Sagrada Família foi homenageada como Património Mundial da UNESCO em 1984, e o Papa Bento XVI consagrou-a para o culto religioso em 2010. Em 2016, as autoridades perceberam que a estrutura nunca tinha recebido permissão oficial de planeamento, o que significa que a construção vinha ocorrendo ilegalmente há mais de 130 anos. A Câmara Municipal de Barcelona emitiu tardiamente uma licença de construção em 2019. Nessa altura, o projecto estava cerca de 70% concluído, pelo que as equipas têm trabalhado a um ritmo um tanto rápido nos anos seguintes.

Depois de totalmente concluída, a Sagrada Família se tornará a igreja mais alta do mundo, segundo a CNN, superando a Catedral de Ulm, da Alemanha, na conquista desse título. A Torre de Jesus Cristo, o componente final, terá 566 pés de altura e contará com uma cruz de quatro braços de 56 pés de altura.

Agora, tanto os habitantes locais como os turistas têm de esperar apenas alguns anos para ver a Sagrada Família em toda a sua glória – sem gruas ou equipas de construção no local. Cem anos após a sua morte, Gaudí provavelmente também ficaria satisfeito em ver esse resultado.