Uma noite no Purgatório

Novo restaurante, em Pinheiros, passeia por delícias da cozinha ibérica e o único pecado é não viver a experiência até o final.

salaopurgatorioO nome, claro, remete àquele espaço que, no imaginário, existe entre o céu e a terra. 

O bairro de Pinheiros, que já se tornou o mais trendy de São Paulo, não para de apresentar boas novidades. A última, e mais bacana, é o Bar e Restaurante Purgatório, uma feliz mistura de bar de tapas e tasca portuguesa.

O nome, claro, remete àquele espaço que, no imaginário, existe entre o céu e a terra, onde as almas vagueiam pagando pecados sem saber se merecem o céu ou aquele outro lugar. No caso, esse “Purgatório” fica na rua dos Pinheiros, não sugere nenhuma penitência a não ser o prazer da boa gastronomia acompanhada por uma música agradável (no volume certo) e, importantíssimo, a luz perfeita.

O serviço é atencioso e o ambiente bem simpático. Você pode escolher entre a varanda, com teto retrátil, e assim acompanhar o vai e vem na rua dos Pinheiros, sempre movimentadíssima, ou o salão interno junto ao bar. Há, ainda, a opção de sentar na pequena área nos fundos, uma espécie de quintalzinho, mas aí o jantar entra em outro mood, mais informal.

Huevos Rotos, com batata caseira, jamon Serrano e ovo frito
Huevos Rotos, com batata caseira, jamon Serrano e ovo frito.

A chef Sabrina Cadetto é venezuelana, trabalhou em cozinhas espanholas e o dono do lugar, José Carlos Ferreira,  é português. A mistura das duas culturas foi bem resolvida no projeto do Estúdio Penha, e o Purgatório é um desses lugares que te convida a comer sem pressa.

O menu, trazido à mesa em pequenas lousas, é bem enxuto, muda diariamente, e privilegia ingredientes frescos como polvos e camarões trazidos de Santos.

De entrada, não deixe de experimentar as croquetas, super crocantes, com recheio de Jamón.

Os Huevos Rotos, feito também com jamon serrano, batatas caseiras e ovo frito, valem cada caloria.

croquetasdejamonCroquetas de Jamon. 

Se for dia do polvo à galega, com azeite e páprica, aproveite.

Quase todas os pratos e tapas vêm acompanhado de pãezinhos. Mas não um pãozinho qualquer. Eles vêm da padaria Fabrique, onde se come as melhores baguetes da cidade.

Em hipótese alguma pule a sobremesa. A Baba de Camelo, um suave doce de leite com amêndoas torradas, é o passaporte que garante ir do Purgatório direto para o céu.

_MG_6841RjcastilhoNovo restaurante, em Pinheiros, passeia por delícias da cozinha ibérica.

Purgatório
R. dos Pinheiros, 436
Pinheiros