TAP valoriza ingredientes portugueses para oferecer delícias gastronômicas a bordo
Grandes chefs portugueses assinam menus exclusivos na business class da TAP para valorizar as regiões de Portugal e seus ingredientes tradicionais.
Grandes chefs portugueses assinam menus exclusivos na business class da TAP para valorizar as regiões de Portugal e seus ingredientes tradicionais.
Foi bonita a festa, pá. E continua saborosa. A alta-gastronomia portuguesa tem guardado seus encantos a bordo, com a as- sinatura de grandes chefs locais nos aviões da TAP Air Portugal. A companhia aérea convidou The Art of Tasting Portugal para executar o projeto Local Stars, valorizando as regiões portuguesas por meio da culinária e seus produtos emblemáticos. Os menus de bordo são servidos na business class na frota A330 da companhia. A cada dois meses, chefs portugueses home- nageiam uma região e seus produtos e ingredientes.
Henrique Sá estrou o projeto Local Star com a garoupa a homenagear Lisboa.
O projeto Local Stars começou com Lisboa em março de 2023. Como produto-destaque, a garoupa inaugu- rou o menu, trabalhada pelo chef Henrique Sá Pessoa. Nos meses de maio e junho, coube ao chef açoriano Cláudio Pontes apre- sentar aos passageiros da classe executiva o Queijo São Jorge, produzido exclusivamente em São Jorge, no arquipélago dos Açores, região em evidência no respectivo menu.
Claudio Pontes, de Açores: queijo São Jorge.
A temporada do verão europeu, julho e agosto deste ano, tem o lagostim como a iguaria a bordo. O menu que homenageia os sabores e ingredientes da Lazarus do Tejo ficou a cargo do chef Rodrigo Castelo, embaixador da gastronomia de Santarém desde 2022 e chef do ano em 2024 pelo guia Boa Cama Boa Mesa. Conhecido por explorar ingredientes locais, este ano ele foi reconhecido com uma estrela Michelin e uma Estrela Verde por liderar a revolução da susten- tabilidade. Os menus são atuali- zados com ingredientes frescos, de origem sustentável. A escolha do lagostim do rio como prota- gonista do cardápio ilustra essa consciencia ambiental. Ao utilizar como ingrediente este crustáceo, presente no Rio Tejo, promove o equilíbrio da fauna da região e homenageia sua história.
Rodrigo Castelo, reconhecido com uma estrela Michelin, assina o menu de julho e agosto de 2024.
Os pratos são servidos em louças de porcelana Vista Alegre, acompanhados por uma seleção exclusiva de vinhos portugueses. O menu inclui as irresistíveis sobremesas portuguesas. A cada dois meses, até 2025, o chef, o cardápio, o produto em destaque e a região são alterados de forma a percorrer todo o território por- tuguês e a respeitar a sazonalidade dos ingredientes.
Mais conforto e design na executiva
Business class repaginada: poltronas-camas mais anatômicas, travesseiro maior e edredons macios.
A nova classe executiva da TAP ganhou padrões de design sofisticados. O serviço personalizado e máximo conforto para que os passageiros possam descansar ou trabalhar tiveram um reforço especial. Sob a luz suave, a cabine acolhedora in-clui Recaro, poltronas reclináveis que são verdadeiras camas.
Os travesseiros são antialérgicos, duas vezes o tamanho dos anteriores, e cobertos com um tecido desenvolvido especial- mente para a TAP. O descanso de cabeça também ganhou um novo design para garantir conforto extra. Os tradicionais lençóis foram substituídos por edredons mais macios. Foi bonita a festa, pá. E segue encantando toda gente do Brasil, como cantaria Chico Buarque, com cheirinho de alecrim.