Ristorantino: o restaurante dos mimos

O Ristorantino vai além da excepcional gastronomia italiana, ele conquista pelo serviço impecável e muito afetuoso.

5cf32b0a-b00d-4a6b-a775-0ba01597d244Ristorantino vai além da excepcional gastronomia italiana.
 
O Ristorantino é diferente de tudo o que conhecemos. Localizado em um lindo sobrado nos Jardins, elegantemente decorado, com distanciamento perfeito entre as mesas, o suficiente para nada o incomodar. Mas o que mais me encanta, além da gastronomia italiana excepcional do experiente chef Henrique de March Schoendorfer, é a leveza do local e o serviço impecável e afetuoso de toda a equipe.
 
O melhor é já ter a sua reserva, pois, ao chegar, é recebido pelo concierge Didi, que o leva à mesa especialmente preparada para você. Logo verificam se você quer o couvert – não o despreze. E se optar por lascas de grana padano com geleias de frutas da casa,com certeza não haverá arrependimento. Deslizar a geleia de figo sobre as fatias do queijo, sentir a difusão de sabores, e de preferência acompanhado por um bom vinho tinto, o faz entender o porquê de você estar ali.
 
ristorantino-1Tudo acontece no tempo certo, como se invisivelmente olhos espiões observassem a hora certa de servir.
 
O tratamento é realmente muito especial, tanto que, em uma de minhas passagens pelo restaurante, perguntei onde poderia comprar a geleia de figo. A resposta foi que é feita no próprio local e, surpresa, em alguns minutos recebi uma porção da iguaria em uma linda caixinha para dar continuidade àquela sensação em minha casa. Quanta delicadeza! Ao terminar a entrada, no tempo certo e de maneira gentil, chega para você um “mimo” do chef. Pode ser um pequeno nhoque, uma massa crocante, uma míni lasanha. Gentileza que nos deixa com alma mais leve e, pode-se dizer, com mais apetite!
 
O prato principal, seja qual for a sua escolha, pode ter a certeza de que não irá errar: linguado com míni nhoques, agnollotti verde com carciofi, lasanha ao tartufo nero e os risotos são excelentes. E, em mais uma demonstração da gentileza, caso você não o coma por inteiro, alguém vai te dizer: “Da próxima vez, peça meia porção”. Esta atenção é maravilhosa! A delicadeza impera e, no tempo certo, vem o sorbet. Da última vez em que estive lá, era de maracujá com crocantes das sementes do fruto.
 
ristorantino-5Você terá uma experiência de diversos sabores.
 
Tudo acontece no tempo certo, como se invisivelmente olhos espiões observassem a hora certa de servir o próximo prato, de prestar a próxima gentileza, de demonstrar o próximo afago. Quanto às sobremesas, infelizmente não posso falar da lista de dar água na boca. Só tenho olhos para uma, o tiramissu. Quem não experimentou o tiramissu do Ristorantino, não comeu tiramissu ainda! Em um formato diferente, a fina fatia leva de um lado creme de mascarpone e do outro, creme de chocolate e café. Experimente puro ou com um creme de cada vez. Ou com todos.
 
Você terá uma experiência de diversos sabores. O café, não poderia ser diferente. É servido com pequenos docinhos que encantam. Enquanto espera a conta, você recebe um cálice de limoncello. Tantos mimos, tantos carinhos não param por aí. Para recordar este momento, você é presenteado com uma caixinha de chocolates para degustar mais tarde e ter a doce lembrança de um almoço ou jantar perfeitos. 
 
2Restauranter Ricardo Trevisani, que rege este ambiente. 
 
O grande maestro deste espetáculo de sensações e de sabores é o restauranter Ricardo Trevisani, que, de maneira quase invisível, rege este ambiente. Sua figura, porém, está sempre presente, seja para receber os clientes, seja para se despedir com a frase amiga: “Volte!”. Com certeza já voltamos e vamos voltar sempre. Afinal, quem não gosta de um mimo?
 
ristorantino-3Prato principal, seja qual for a sua escolha, pode ter a certeza de que não irá errar.
 
ristorantino-2O Ristorantino é diferente de tudo o que conhecemos.
 
6Chef Henrique de Marchi Schoendorfer passou por cozinhas do Grupo Fasano.