Gwendal Poullennec: O primeiro guia Michelin de Dubai será lançado este mês

Tanto as estrelas Michelin quanto os prêmios Bib Gourmand serão concedidos à cidade no final de junho.

dubai-g049e30403_1920O primeiro guia Michelin de Dubai será lançado este mês. 

Em todo o mundo, as estrelas Michelin dão aos moradores e visitantes recomendações de onde e o que eles devem comer. E este mês, uma nova cidade se juntará ao ranking dos locais gastronômicos mais bem avaliados do planeta: Dubai .

Em algum momento de junho, o Guia Michelin revelará a quais restaurantes e chefs de Dubai decidiu conceder suas cobiçadas honras. A cidade nos Emirados Árabes Unidos já é conhecida como destino de negócios e viagens, e agora provavelmente vai subir rapidamente para o topo da lista de visita obrigatória para os gourmands também.

“Estaremos apresentando o melhor da gastronomia de Dubai, para refletir não apenas a sofisticação pela qual a cidade é famosa, mas também a grande diversidade de cozinhas que a localização e a história da cidade proporcionam”, Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin, disse em comunicado.

Os restaurantes de Dubai inspiram-se em uma ampla variedade de cozinhas globais, ao mesmo tempo em que destacam as especialidades árabes, dos Emirados e do Oriente Médio da região. A cidade abriga mais de 200 nacionalidades, disse Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, ao Business Recorder do Paquistão no ano passado, então não é surpresa que a cena gastronômica local combine muitas influências díspares. E junto com os locais caseiros, Dubai também atraiu postos avançados de redes internacionais de alto nível, como a Nobu.

13091921-gwendal-poullenec-international-director-michelin-guides2_cover_1493x995-1Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin.

Embora ainda não esteja claro quais restaurantes farão o corte, o Guia Michelin tem padrões exigentes para os estabelecimentos que homenageia. A empresa utiliza um conjunto comum de cinco critérios em todas as cidades onde divulga uma lista: a qualidade dos ingredientes, o domínio da cozinha, a harmonia dos sabores, a expressão da personalidade do chef através da cozinha e a consistência do menu pratos e tempo.

“Com Dubai abrigando milhares de restaurantes que servem uma variedade de cozinhas, desde jantares requintados a comida de rua e chefs talentosos, o Guia Michelin Dubai fornecerá uma nova perspectiva e novos insights sobre a diversidade, criatividade e natureza multicultural da oferta culinária de Dubai”, disse Kazim em um comunicado.

Juntamente com as estrelas Michelin mundialmente famosas, a empresa também nomeará os restaurantes Bib Gourmand em Dubai. Esses pontos são tipicamente restaurantes com preços mais baixos que oferecem uma refeição de três pratos com ótimo custo-benefício.

Os Guias Michelin existem para outros 36 destinos culinários ao redor do mundo, então definitivamente será emocionante ver como Dubai se sai quando os homenageados da cidade forem anunciados em breve.