Como fazer uma penicilina, o novo coquetel de uísque mais bem-sucedido do milênio (até agora)

O barman de Nova York Sam Ross criou o delicioso coquetel Penicilina em 2005. Agora, assim como seu homônimo medicinal, está em toda parte.

Penicillin_CocktailO barman de Nova York Sam Ross criou o delicioso coquetel Penicilina.
 
Há alguns anos, a empresa de uísque escocês Laphroaig lançou uma campanha publicitária incomum. Na cara, os comerciais eram bastante comuns, apenas pessoas comuns bebendo uísque e oferecendo sua opinião sobre isso. O que os tornava incomuns é que muitas dessas opiniões eram, para dizer gentilmente, indelicadas.
“Aquele primeiro gole foi como ser atingido no rosto com uma pá quente”, diz um homem , para diversão de sua família, “eu não gostei nada”. O uísque defumado com turfa é notoriamente agressivo e medicinal, e essas opiniões, Laphroaig nos lembrou, eram 100% improvisadas. Obviamente, há elogios também, amantes de Laphroiag, por assim dizer, mas entre eles estavam outras pessoas torcendo o nariz e notando sabores como “iodo” e “formaldeído” e “é como pegar a porta do banheiro de um bar, acendendo-o pegando fogo e arrastando-o por um campo de flores silvestres”, tudo apontando para o fato de que o uísque defumado com turfa é um espírito estranho e selvagem, e não para todos.
Este é um ponto de partida para a Penicilina do barman de Nova York Sam Ross. No que diz respeito aos coquetéis famosos , desafio você a encontrar um nome menos atraente do que “Penicillin”, e ainda além de talvez “ Gold Rush ” (de onde este é derivado) e o “ Paper Plane” a Penicilina é o coquetel de maior sucesso inventado no atual milênio. Ele voou sob o radar por alguns anos, implantado localmente em Nova York como um coquetel “escolha do barman” para aqueles que o conhecem, silenciosamente conquistando devotos até atingir massa crítica. Não foi encomendado por James Bond ou apresentado na Oprah; ela se estendia ao redor do mundo simplesmente porque todo mundo adorava. Hoje você pode entrar em qualquer bar de coquetéis do mundo e pedir um com confiança, seja em Nova York, Nova Orleans, Nápoles ou Nassau. A penicilina, muito parecida com o antibiótico que lhe dá o nome, está em toda parte.
 
Para entender a penicilina, vamos começar com uma corrida do ouro (bourbon, limão e mel), como Ross fez em 2005, quando estava brincando com ela. Primeiro, ele substituiu o bourbon por um uísque suave misturado, que reduz o ponche de carvalho e sua doçura proporcional. Bom, mas um pouco suave demais, ele cortou o mel ao meio e o acrescentou com uma calda de gengibre, fazendo um uísque azedo com mel e picante com gengibre – o tipo de coisa que sua avó poderia recomendar para tudo, desde indigestão até cólera. E, finalmente, o verdadeiro movimento de gênio, ele pegou um pouco de uísque turfoso - o sabor defumado, medicinal e polarizador mencionado acima - e colocou um pouco em cima, para aroma.
 
A razão pela qual isso funciona tão bem – a razão pela qual Laphroig teve tanto sucesso com seu experimento publicitário bizarro – é que há algo inerentemente atraente em grandes sabores agressivos. As pessoas que gostam tendem a amá-lo. Se não for para todos, então, melhor ainda. Como esses anúncios ilustraram, se você gosta, você está no clube. Se você não pode lidar com isso, bem, muito ruim para você.
 
A magia particular da penicilina é que ela apresenta esse sabor, mas o desprende. Tome um gole de algo como Laphroig puro, e é uma explosão oleosa de fumaça e sal e sabores como, como diz uma mulher, “uma bandagem elástica”. No entanto, posicione apenas uma pitada desse sabor ao lado de algo igualmente barulhento como gengibre, e algo calmante como mel, com uma ampla espinha dorsal de uísque suave e o brilho de limão fresco, e ele se torna um tigre enjaulado, ainda selvagem, mas acessível a mais ou menos todos. É uma maneira de flertar com o desastre, mas ficar seguro, então você pode dizer coisas como “é como se você tivesse liquidificado um cinzeiro” ou “é como levar um tapa na cara com um peixe defumado”, mas seja sincero, você sabe, em um bom caminho.
 
compass_box_great_king_st_artists_blendMistura do artista Great King Street da Compass Box. 

Penicilina

2 onças. uísque misturado
0,75 onças. Suco de limão
0,75 onças. Xarope de Gengibre / Mel
0,25 onças. Escocês esfumaçado
Adicione uísque misturado, suco de limão e xarope de gengibre/mel a uma coqueteleira com gelo e agite por seis a oito segundos. Coe com gelo fresco em um copo de pedras, regue suavemente o uísque esfumaçado por cima e decore com algo aromaticamente neutro, como um doce de gengibre ou nada.

Ingredientes

Blended Scotch: Suas opções aqui são amplas. “Misturado” neste caso significa um uísque que é uma mistura de uísque de malte (rico e cheio de sabor) e uísque de grãos (leve e suave), projetado para ser suave e acessível. A boa notícia aqui é que os blends são abundantes e muitas vezes baratos – meu favorito atualmente é o Great King Street: Artist's Blend, da Compass Box , mas para Penicillins o blended scotch é menos importante. Famous Grouse, Scottish Glory, Dewars, Chivas - todos funcionam, assim como um uísque 100% malte suave como Monkey Shoulder.
 
Smoky Scotch: Ross usou o Compass Box Peat Monster em 2005, que ainda funciona muito bem. A maioria de nós usa o Laphroaig 10 anos, pois é cada centímetro a fera que você deseja, sendo muito mais barato. Também grandes seriam os engarrafamentos de Ardbeg, Bowmore, Lagavulin, Bruichladdich e outros. É apenas um quarto de onça, então eu tento não ser muito prescritivo sobre engarrafamentos específicos - apenas certifique-se de que seja grande e esfumaçado.
 
Xarope de Gengibre/Mel: Há várias maneiras de fazer um xarope de mel e gengibre. Aqui estão quatro, na ordem que eu prefiro, que também é do mais picante para o menos picante.
 
Se você tiver acesso a um bom espremedor, pode literalmente espremer gengibre (é fibroso e o rendimento é horrível, mas é tão bom) e adicionar 2 onças. suco de gengibre para 6 oz. mel e mexa para misturar.
 
Se você tiver um bom liquidificador, você pode fazer 6 onças. mel, 2 onças. raiz de gengibre picada e 2 onças. água quente para um liquidificador e misture em alta por 30 segundos, em seguida, coe os sólidos fibrosos.
 
Caso contrário, no fogão, adicione a uma panela pequena 6 oz. mel, 3 onças. água e uma finamente picada de 3 a 4 onças. pedaço de gengibre e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos, antes de deixar esfriar, coar os sólidos e engarrafar.
 
Se você não tem nenhuma dessas coisas, você sempre pode fazer um xarope de mel simples de 6 onças. mel para 3 onças. água quente e mexa para dissolver. Então, para o coquetel, em vez da receita acima de 0,75 oz, xarope de mel e gengibre, faça 0,5 oz. xarope de mel e 0,5 oz. de um licor de gengibre como Canton ou King's Ginger.
 
A única outra coisa que direi é que, como os métodos ficam um pouco inexatos, o mesmo acontece com o quociente de doçura, então você pode precisar ajustar a receita do coquetel final para garantir que seja equilibrado entre doce / azedo.
 
Variações: Essa ideia de um espírito básico suave misturado com seu primo perigoso é frutífera e digna de experimento. A Penicilina #2 é a mesma, mas com tequila como base e uma bóia de mezcal. Você pode fazer isso com vodka e pisco, gin e aquavit – qualquer coisa leve com algo intenso. Gengibre, mel e limão combinam com praticamente tudo.