Arte posta à mesa

De salões palacianos e bistrôs às docerias, a refeição francesa é uma experiência única.

1002506-le-lafayette-s-restaurant-par-mory-sacko-a7c0320O Lafayette’s, do jovem chef Mory Sacko, tem uma estrela Michelin.

Desde os tempos do rei Luís XIV — ou mesmo a partir da Nouvelle Cuisine, nos anos 1970 — uma refeição francesa é uma experiência única. Tradição e modernidade se mesclam nas criações de chefs estrelados servidas nos salões palacianos ou em pequenos bistrôs. Seguem este rigor restaurantes três estrelas Michelin, como o Épicure, do hotel Le Bristol. O restaurante entra em nova fase com a anunciada saída do chef Éric Frechon, que o comandou por 25 anos.

No Palais Royal, o Le Grand Véfour funciona em um salão com decoração original do século XVIII e tombada pelo patrimônio histórico francês. O teto e as paredes são repletos de pinturas e ornamentos decorados com folhas de ouro. Plaquinhas nas mesas indicam os lugares antes ocupados por clientes célebres, como o escritor Victor Hugo. O chef Guy Martin abdicou das duas estrelas no guia Michelin para democratizar o Le Grand Véfour, mas manteve o serviço, com talheres de prata e cristais, e algumas de suas receitas emblemáticas.

Mais descontraído e tombado pelo patrimônio francês, é o La Vagenende, em Saint-Germain-des-Près, com decoração Art Nouveau de época e um dos preferidos da eterna escritora Danuza Leão, em Paris.

VEFOUR_2711201447 altaO Le Grad Véufour, no Palais Royal, funciona em um salão com decoração original.

Evoé, jovens à vista

Mas há sempre novidades gastronômicas na cidade. Uma delas, que acaba de abrir, é o Lafayette’s, do jovem chef Mory Sacko, considerado um prodígio por ter conquistado aos 29 anos uma estrela no guia Michelin com seu outro estabelecimento parisiense, o Mosuke. No Lafayette’s, local tombado pelo patrimônio histórico francês por ser a antiga residência do marquês de La Fayette, paredes de madeira do século XIX e tapeçarias antigas convivem lado a lado com design contemporâneo. Outra opção é o restaurante italiano Siena, frequentado por celebridades como a tenista Serena Williams, a top Gigi Hadid e a cantora Selena Gomez, local disputado durante as semanas de moda de Paris e com clima festivo.

O charme de Paris é poder encontrar produtos gastronômicos de qualidade e lojas artesanais e tradicionais pelos bairros da cidade. Um deles é a padaria Au Levain des Pyrénées, localizada em um bairro mais popular (20° distrito), que obteve o prêmio de melhor baguete de Paris em 2023 e, com isso, passou a fornecer pães para o Palácio do Eliseu, sede da presidência da república.

Outra especialidade francesa é a pâtisserie e há várias renomadas, como a de Christophe Michalak, eleito melhor doceiro do mundo e responsável pelas sobremesas do hotel Plaza Athénée. Para quem prefere os chocolates, a loja de Patrick Roger, famoso por decorar suas vitrines com esculturas monumentais feitas com o doce, a dos chocolates Debauve & Gallais, criada em 1800, preferida de Napoleão Bonaparte. São endereços imperdíveis.

Epicure-Le-BristolO Épicure, no Hotel Le Bristol, foi inaugurado em 1925.