Proprietário da Ray-Ban, EssilorLuxottica, está comprando a Supreme por US$ 1,5 bilhão

O conglomerado franco-italiano possui mais de 150 marcas, incluindo Oakley e Barberini.

WhatsApp Image 2024-07-18 at 10.22.08 (1)
O conglomerado franco-italiano possui mais de 150 marcas, incluindo Oakley e Barberini.

A VF Corporation decidiu que Supreme não é tão supremo assim. empresa americana global de vestuário e calçados — que atualmente possui 13 marcas notáveis, como North Face, Timberland e Vans — está vendendo a famosa marca de streetwear para a fabricante franco-italiana de óculos EssilorLuxottica por US$ 1,5 bilhão em dinheiro, de acordo com uma declaração conjunta compartilhada na quarta-feira.

A VF comprou a Supreme em 2020 por US$ 2,1 bilhões, embora a empresa tenha procurado recentemente se livrar de marcas para combater uma queda nos lucros e um aumento na dívida. “Embora sempre procuremos ajustar o portfólio da VF de tempos em tempos, esta transação nos dá maior flexibilidade no balanço”, disse o presidente e CEO da VF, Bracken Darrell. “Ela também apoia nosso programa geral para melhor posicionar a empresa para crescimento de longo prazo e níveis de dívida mais normalizados.”

Darrell destacou que a VF ajudou a Supreme a fortalecer sua presença nos principais mercados da China e da Coreia do Sul nos últimos quatro anos, permitindo que a marca voltasse a entregar “forte crescimento”. A marca perdeu mais de US$ 38 milhões em receita em 2022, no entanto. Darrell acrescentou que uma revisão estratégica do portfólio concluiu que havia “sinergias limitadas” entre a Supreme e a VF, tornando a venda um próximo passo natural.

O acordo pode ter sido um tanto esperado, mas o comprador é bem o oposto. A EssilorLuxottica historicamente se concentrou em óculos, com um enorme portfólio de 150 unidades que inclui Ray-Ban, Oakley, Barberini e similares. Esta é a primeira vez que a empresa investe em uma marca de roupas, mas está confiante de que a Supreme será uma escolha perfeita.

“Vemos uma oportunidade incrível em trazer uma marca icônica como a Supreme para nossa empresa”, explicou o presidente e CEO da EssilorLuxottica, Francesco Milleri, e o vice-CEO Paul du Saillant. “Com sua identidade de marca única, abordagem comercial totalmente direta e experiência do cliente — um modelo que trabalharemos para preservar — a Supreme terá seu próprio espaço dentro de nosso portfólio de marcas próprias e complementará nosso portfólio licenciado também.”

A Supreme, que atualmente comanda 17 lojas nos EUA, Ásia e Europa, também vê a aquisição como positiva. “Na EssilorLuxottica, temos um parceiro único que entende que estamos no nosso melhor quando permanecemos fiéis à marca e continuamos a operar e crescer como temos feito nos últimos 30 anos”, acrescentou o fundador da Supreme, James Jebbia. “Essa mudança nos permite focar na marca, em nossos produtos e em nossos clientes, ao mesmo tempo em que nos preparamos para o sucesso a longo prazo.”

A expectativa é que o acordo seja fechado até o final de 2024.