Os banhos de gelo valem a pena? Passamos 6 minutos em água quase congelante para descobrir

No Remedy Place, um centro de bem-estar de luxo em Los Angeles, esse desafio arrepiante se tornou o tratamento mais procurado.

RemedyPlace_IceBath2Remedy Place em Los Angeles : Ice Bath Studio.
 
Meus dentes estão batendo, Enya está tocando no som ambiente e eu acho que vou morrer.
 
É assim que começo um dos tratamentos de bem- estar exclusivos do Remedy Place em Los Angeles , o Ice Bath Studio, que se traduz em “sente-se em água a 38 graus por até seis minutos” (e pague por isso, nada menos). Não é tanto uma experiência tradicional de spa zen, mas um teste sadomasoquista para ver até onde as pessoas vão se esforçar em nome do aprimoramento físico.
 
Reviravolta na história: eu adoro isso.
 
O fundador Jonathan Leary , um quiroprático, fatura o espaço, que abriu no final de 2019 e tem uma localização em Nova York em setembro, como “o primeiro clube de bem-estar social do mundo”. (Pense no Soho House com gotas de vitaminas.) Os “remédios” visam reviver seu corpo dos males da vida – as câmaras hiperbáricas bombeiam você cheio de oxigênio para reverter o envelhecimento, enquanto as saunas infravermelhas ajudam a eliminar metais e outras toxinas acumuladas – tudo em uma configuração soigné.
 
Então, por que escolher o item menos sexy e mais agressivo do menu? Há evidências crescentes (publicadas no North American Journal of Medical Sciences and Sports Medicine , entre outros) de que as temperaturas glaciais podem colocar seu sistema nervoso em uma espécie de modo de reinicialização, com supostos benefícios, incluindo melhora do sono e da circulação, um pico de dopamina e até um período de maior queima de gordura. Parte de seu sucesso se deve ao seu puro espetáculo. Os feeds do Instagram e do TikTok do Remedy Place estão cheios de vídeos de pessoas mergulhando em água gelada, o choque em seus rostos tão divertido quanto a música corajosa que os clipes estão configurados. Não que o hype o torne menos eficaz. 
 
“Em água fria, todos os seus vasos sanguíneos se contraem e, quando você sai, seus vasos sanguíneos se abrem e levam o sangue de volta à superfície”, disse Leary a Robb Report . “A contração e relaxamento de todos os músculos do seu corpo é essencialmente um treino interno.” Há uma atração primordial que ajuda a explicar a tradição dos chamados Polar Bear Plunges em todos os lugares, do Brooklyn à Brighton Beach, na Grã-Bretanha. “A sensação inicial [é] desconfortável, mas a alta natural que você tem depois vale muito a pena”, acrescenta Leary. “É uma loucura o quão poderoso seu corpo é e o que você pode treiná-lo para fazer com a mentalidade certa.”
 
RemedyPlace_ChambersAs câmaras hiperbáricas do spa.
 
O procedimento começa com 10 minutos de “respiração holotrópica” guiada, que os convidados realizam em uma sala escura sob um cobertor aconchegante, após treinamento de áudio fornecido via fone de ouvido. Leary construiu esta parte em torno de dados, selecionados do Journal of Alternative and Complementary Medicine e de outros lugares, sugerindo que, ao aproveitar a respiração básica, você pode controlar seu sistema nervoso e suas reações a estímulos externos: mente sobre matéria.
 
Este conceito é posto à prova final quando você se despe e cai em uma pequena banheira preta. A experiência é chocante. Seus sentidos ficam instantaneamente descontrolados, como se você tivesse entrado em curto-circuito. Uma treinadora chamada Fleur Saville está por perto para tocar música inspiradora-barra-distrativa (daí “Orinoco Flow” e “Sail Away” da Enya) e me animar. Estou atordoada enquanto tento me concentrar em seus gritos de encorajamento acima da melodia saltitante.
 
Então me lembro que posso regular minha respiração, a única coisa que posso usar para desviar meu cérebro do frio. O frio intenso começa a parecer calor. Memórias aleatórias continuam aparecendo, e eu estou cantarolando e vocalizando incontrolavelmente. É cansativo, mas também divertido.
 
“Há quanto tempo estou aqui?” Eu pergunto depois de um tempo.
 
“O que é mesmo o tempo?” Saville canta de volta. Eu rio e continuo respirando.
 
Esses seis minutos parecem uma eternidade no momento, mas uma hora depois o desconforto é apenas um pontinho. Eu me sinto ótimo depois e fico cheio de energia pelo resto do dia. Mais excitantemente, sinto que passei por aquele lugar liminar onde a mente e o corpo se encontram, que, ao levar minha forma corpórea a tal extremo, posso ter acessado alguma parte inexplorada do meu eu metafísico. Poderia a simples água fria ser a chave para desbloquear o potencial oculto de alguém? O júri ainda está fora, embora eu ficaria feliz em fazê-lo novamente. Mas da próxima vez, eu ouviria Beyoncé. $ 50 por sessão.