O programa de bagagem reciclada da Rimowa acaba de fazer sua estreia nos EUA
A linha Re-Crafted pega malas usadas e as aprimora para uma nova geração de viajantes.
A linha Re-Crafted pega malas usadas e as aprimora para uma nova geração de viajantes.
A mala de alumínio indestrutível da Rimowa tem garantia vitalícia. Mas o mais novo programa da marca ressalta que eles não estavam necessariamente falando sobre sua vida inteira.
Na terça-feira, a fabricante alemã de malas lançou formalmente seu serviço Re-Crafted nos Estados Unidos. A oferta, anteriormente disponível apenas na Europa e no Japão, compra de volta malas de alumínio não utilizadas (mas ainda utilizáveis) e outras bagagens e as reforma para uma nova geração de viajantes. Os vendedores recebem um crédito de até US$ 300 para a compra de sua próxima mala nova ou outro item acima de US$ 600, enquanto os colecionadores têm a oportunidade de pegar designs antigos com um desconto relativo. Além disso, devido à idade das malas (a mais antiga disponível data de 2004), muitas carregam o logotipo "antigo" da Rimowa que era usado antes de sua aquisição pela LVMH — um tiro certeiro para o direito de se gabar na próxima vez que você estiver em um lounge de classe executiva.
Embora haja apenas 30 caixas disponíveis no primeiro lançamento nos EUA, o programa vendeu mais de 5.000 de seus produtos usados na UE e na Ásia, onde o programa foi lançado silenciosamente no ano passado. Isso faz da Rimowa a primeira maison da LVMH a revender seus produtos usados e significa um grande compromisso com a estratégia de sustentabilidade da marca.
“O programa Re-Crafted é uma prova da ênfase da Rimowa no design circular e da nossa missão em direção à sustentabilidade, oferecendo um caminho designado para a reutilização, reciclagem e reparo de malas de alumínio”, disse a marca em um comunicado. “Cada mala passa por várias inspeções por especialistas da Rimowa para determinar se será reparada ou reciclada. As malas reparáveis são meticulosamente reformadas, preservando o artesanato e a engenharia distintos da Rimowa.”
Mas o processo de reforma não vai tão longe a ponto de remover o caráter e a pátina que as caixas acumularam. Alguns dos itens em oferta ainda têm os adesivos aplicados por seus antigos donos. Então, embora não sejam exatamente uma tela em branco, são um lembrete de que cada um de nós está em sua própria jornada pessoal.
Reportagem original: Rimowa’s Upcycled Luggage Program Just Made Its U.S. Debut