Como influenciadores e presentes VIP geraram um novo mercado de falsificações

Os influenciadores ajudaram a abrir a torneira de venda de presentes VIP no mercado secundário, aumentando a procura entre o público amante do luxo. Os falsificadores perceberam.

WhatsApp Image 2024-02-26 at 12.53.00Os influenciadores ajudaram a abrir a torneira de venda de presentes VIP no mercado secundário, aumentando a procura entre o público amante do luxo. Os falsificadores perceberam.

Chame-a de Sherlock Hermès. Ingrid Chua , jornalista e blogueira por trás do Bag Hag Diaries, começou a notar um fenômeno estranho em 2019, principalmente no Instagram e em sites de revenda sofisticados. Eles foram inundados com itens de luxo excêntricos – bolsas, sacolas e toalhas de praia – por uma fração, digamos, de uma bolsa de couro. Essas guloseimas foram apresentadas como presentes VIP nunca à venda , guloseimas entregues a amigos da marca, influenciadores ou clientes gastadores. As suspeitas de Chua foram despertadas pelos volumes oferecidos, talvez 20 ou mais de um único vendedor que também poderia oferecer uma lista de espera para a próxima entrega. “Se você é VIP, pode conseguir uma ou duas coisas, mas como eles conseguem lote após lote delas? Foi seriamente sombrio”, ela zomba.

Então, Chua começou a bisbilhotar, configurando identificadores falsos do Insta para consultar os vendedores naquela plataforma. Era óbvio para ela que a maioria desses itens, senão todos, eram falsificados . Quando ela começou a compartilhar capturas de tela de suas trocas nas histórias do Instagram, o abuso começou. “Recebi ameaças, coisas como 'Vamos processá-lo, você está nos fazendo perder receita'”. Implacável, Chua continuou investigando, até mesmo contratando um trio de fotógrafos para analisar imagens compartilhadas como parte dos discursos de vendas. Veja a bolsa de maquiagem supostamente oferecida pela Chanel Beauty como agradecimento a algumas clientes que foi retratada em uma das bancadas de maquiagem da marca. "Adivinha? Os três disseram que estava sobreposto à imagem – não havia reflexo na vitrine”, diz ela.

A cruzada de Chua é oportuna. As marcas de luxo abraçaram as armadilhas da chamada clientela com mais entusiasmo do que nunca, competindo para superar umas às outras no tratamento dos VICs (Clientes Muito Importantes); manter os influenciadores do mesmo lado também é vital. Uma tática agora comum para ambos envolve a criação de lembranças de marca únicas que serão oferecidas em vez de vendidas; estes podem estar disponíveis apenas para determinados compradores ou nunca serem oferecidos no ambiente de varejo. Pode haver uma pulseira de couro, um chaveiro ou uma pequena bolsa; A Prada enviou camisas de edição limitada para um pequeno número de vítimas como presente de Natal, enquanto a Chanel poderia enviar a um grande comprador algumas almofadas como uma mensagem de aniversário.

Mesmo assim, aqueles que não recebem essas guloseimas ainda as querem e pagarão caro por esse brinde. “Muitas vezes recebo pedidos de presentes VIP, geralmente da Chanel – mais recentemente, foi a camiseta gratuita da Chanel que foi enviada com os convites para o último desfile da Chanel em Los Angeles”, diz Gab Waller , que dirige uma empresa que pontua muito -encontrar itens de luxo para os clientes. Nesse caso, Waller, que mora na Califórnia, tinha um amigo pessoal que recebeu um e ficou feliz em revendê-lo. “Foi uma exceção única, porque 99% das vezes recuso o pedido”, diz ela. “Com minha taxa fixa de fornecimento, o preço pode subir muito rapidamente. E é difícil para mim justificar o preço de revenda de um item que era essencialmente gratuito. Isso não combina comigo.” O fato de a maioria vir do mercado de revenda – e, como resultado, ter origem obscura – torna Waller ainda mais cauteloso.

Delphine Sarfati-Sobreira concorda. O executivo com sede em Paris dirige a Unifab, ou Union des Fabricants, que faz campanha efectiva contra a contrafacção em todas as frentes em nome de cerca de 200 membros , incluindo Hermès, Yves Saint Laurent e Balenciaga. Ela cita dados de que 52% dos europeus com idades entre os 15 e os 24 anos compraram um produto contrafeito no ano passado e, em França, pouco mais de um terço dos compradores compraram, sem saber, um produto falsificado online. “A diferença entre agora e 15 anos atrás, quando alguém era imprensa ou cliente VIP e recebia um presente, eles vão ficar com ele”, disse Sarfati-Sobreira ao Robb Report, “Agora, com a ascensão dos influenciadores, eles revendem em segunda mão plataformas. E então os falsificadores percebem isso e decidem vender seus próprios produtos da mesma forma.” Os influenciadores, explica ela, abriram a torneira para vender presentes VIP no mercado secundário, ao mesmo tempo que aumentaram a procura por eles no público amante do luxo.

“Os presentes foram silenciosamente reenviados ou revendidos para sempre”, diz Susan Scafidi, “mas na era dos influenciadores, o luxo está a ser definido como acesso à experiência, [em vez] de bens que qualquer um pode comprar com dinheiro suficiente. E esses itens agora são a prova dessa experiência.” Scafidi é professor da Fordham University na cidade de Nova York, com especialização em falsificação de luxo e chefe do Fashion Law Institute, uma organização sem fins lucrativos. Ela diz que estes brindes estão repletos de “capital cultural”, símbolos de influência e acesso. Aquela pequena sacola no assento da primeira fila de um show é um grande peso para um determinado grupo demográfico. “Eles apelam às pessoas que gostariam de ter estado lá e querem imitar as pessoas que estiveram”, diz Scafidi.

O aumento de artigos de marca que têm pouco ou nenhum valor – uma t-shirt de algodão ou uma bolsa de plástico em vez de um saco de couro, por exemplo – foi impulsionado pela repressão da legislação fiscal, explica Scafidi, segundo a qual brindes como este são tributáveis. (A sacola de presente do Oscar do ano passado, por exemplo, renderia pelo menos US$ 46 mil para o IRS e vinha com um 1099 para tornar a declaração dessa dívida ainda mais fácil.) Melhor, então, oferecer algo cujo valor seja apenas a marca, em vez dos materiais de origem. qual é feito. Falsificar um logotipo, é claro, é muito mais fácil do que duplicar mão de obra ou couro de alta qualidade. A própria Scafidi aponta para uma camiseta enviada por uma marca que ela se recusa a citar, citando preocupações profissionais: “Na frente, em letras grandes e em negrito, estava o logotipo e, ainda anexado, estava a marca American Apparel também”.

Scafidi acrescenta que há uma brecha específica na lei americana que torna a falsificação desses brindes ainda mais atraente nos Estados Unidos. “A lei dos EUA exige que uma marca registrada seja usada no comércio para protegê-la. Algo oferecido em uma categoria de produto que uma marca normalmente não produz – uma taça de champanhe de uma empresa que produz roupas e pequenos artigos de couro, por exemplo. Tecnicamente, não estaria protegido.” Os nomes conhecidos, continua ela, poderiam apresentar queixas contra a diluição da marca, mas os controlos anti-contrafacção são muito mais difíceis de aplicar a qualquer coisa que tenha sido, pelo menos inicialmente, dada em vez de vendida.

Há outra razão que impulsiona o aumento nas vendas de presentes de má qualidade ou falsificados: a explosão de sites de revenda como TheRealReal ou Vinted. Ao contrário de uma boutique de remessa tradicional, que operava em menor escala, muitas vezes com destinatários regulares conhecidos do proprietário, estas são empresas de âmbito mundial com ambições agressivas de expansão. Veja, por exemplo, como a Vestiaire Collective é agora dirigida pelo astro start-up Max Bittner, cujo primeiro negócio foi vendido por bilhões para o Alibaba, ou o IPO de grande sucesso há quatro anos da TheRealReal , que levantou US$ 300 milhões (através das ações, cotadas em US$ 20 pela oferta, agora oscilando em apenas um décimo disso). “Uma vez que você dá ao consumidor médio o controle para postar qualquer coisa em um mercado, você está basicamente criando um Craigslist de luxo”, diz Chua, “É um vale-tudo e um emptor de advertências. Você só precisa torcer para não se ferrar.” Na verdade, um revendedor - neste caso, What Goes Around Comes Around, em Nova York, com décadas de existência - acabou de perder uma ação judicial com a Chanel em torno desses mesmos itens. A casa de luxo francesa acusou a loja de vender produtos falsificados e artigos promocionais que não se destinavam à venda. O juiz acabou de decidir a favor da Chanel em tudo, desde violação de marca registrada até propaganda enganosa, rendendo ao revendedor uma conta de US$ 4 milhões por danos.

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Winston Chesterfield, com sede em Londres, dirige sua própria consultoria de luxo, Barton . Ele diz que a transformação do mercado secundário impulsionada pela Internet é fundamental para o problema: “Quando você faz um show privado para seus clientes ultra-sofisticados, aqueles que gastam mais de US$ 100 mil em uma casa em Mayfair, eles darão um saco de guloseimas no final. Mas o cliente não está interessado neles – nove em cada 10 pessoas assim com quem você fala? Eles vão entregá-los ao seu assistente ou empregada doméstica. No passado, diz Chesterfield, essa guloseima repassada teria sido usada ou talvez ocasionalmente vendida a um amigo. Agora, é um lucrativo gerador de dinheiro no eBay, criando um mercado secundário que é facilmente explorado por falsificadores inescrupulosos. Chesterfield concorda com a ideia de Scafidi de que a qualidade atual desses brindes também é um fator. “Eles estão produzindo para o menor denominador comum, algo que os clientes mais sofisticados e de maior valor não querem e não precisam. É o departamento de marketing que toma a iniciativa e está um pouco fora de controle.”

As marcas, sem surpresa, não estão interessadas em se envolver no assunto, sejam essas plataformas de revenda ou as próprias marcas de designers. May Berthelot, que dirige a operação antifalsificação na Vinted e compartilhou discursos nas redes sociais sobre esse assunto, recusou-se a falar com o Robb Report . Observe, porém, que plataformas como essa estão cada vez mais proibindo a venda de presentes VIP - o Vestiaire Collective, administrado pela Bittner, por exemplo, não venderá “presentes VIP (itens recebidos na imprensa ou eventos VIP, itens presenteados pela marca, brindes oferecidos na loja como parte de uma compra) ou itens não à venda (incluindo itens marcados como Não à venda, amostras, embalagens, etc.).

Ainda assim, talvez a melhor maneira de resolver o problema não seja policiar a venda, mas poluir o apelo. Harriet Quick foi cofundadora da Luminaire, uma start-up de fornecimento de luxo voltada para VICs. “Não acho que nossos clientes estejam tão interessados ​​nesses itens, em toda a quantidade de presentes que vão para os influenciadores”, diz ela. “Isso não combina com eles, porque é um pouco exagerado.” Simplificando, esses itens são exclusivos e nem um pouco exclusivos. Certamente, qualquer pessoa que tente descarregar um online não será o destinatário original. “A ironia disso é que o VIP, aquele comprador de alta costura que gasta muito em algum lugar como Dior ou Chanel, provavelmente apenas dá o presente para alguém ou, francamente, joga-o no lixo”, diz Chesterfield de Barton, sobre seu apelo manchado. . “É muito improvável que eles se dêem ao trabalho de tirar fotos, escrever uma descrição e depois colocá-la online.”