Cientistas estão usando dados de atletas olímpicos para ajudar pessoas comuns a ficarem mais saudáveis

Com o objetivo de compartilhar as maravilhas genéticas – e a matéria – dos melhores atletas com o resto de nós, os cientistas estão fazendo avanços de ponta.

Gymnast
Um competidor de mergulho nas Olimpíadas de Tóquio 2020. 
 
Você viu as manchetes: coisas como os 7 hábitos das pessoas que nunca ficam doentes e as 10 coisas que este triatleta de 100 anos faz todas as manhãs. Esteja você no Instagram ou acompanhando as notícias, a isca de cliques de saúde ideal se tornou um gênero impossível de evitar. Inevitavelmente, há alguns conselhos práticos misturados com um ou dois petiscos malucos, juntamente com links de compras para suplementos ou rotinas de condicionamento físico. Então você faz uma anotação mental para lembrar de uma das dicas mais ressonantes e seguir em frente com o seu dia. Mas e se, em vez de ler sobre os hábitos de super-humanos altamente eficazes e saudáveis ​​na Internet, você tivesse algo mais a ganhar com eles? Como o DNA deles. 
 
De probióticos a tratamentos cosméticos e, sim, transplantes fecais, usar a sabedoria material daqueles mais aptos, mais fortes e mais afiados do que você agora pode significar assumir não apenas suas primeiras horas de dormir e exercícios consistentes, mas também seu material genético. Pesquisadores de ponta estão cada vez mais focados em estudar os habitantes mais saudáveis ​​do planeta e aplicar sua composição assustadoramente robusta ao resto de nós. Darwin ficaria orgulhoso.
 
“Se você olhar para a biomedicina, a noção é olhar para populações insalubres e o que não funciona e como podemos corrigi-lo para promover a saúde”, diz Jonathan Scheiman, Ph.D., cofundador e diretor executivo da FitBiomics , que está tentando adotar a abordagem oposta, começando com a compreensão dos microbiomas dos chamados “super performers” que representam o pico da saúde e da boa forma. A empresa nasceu da propriedade intelectual no Wyss Institutepara Engenharia Biologicamente Inspirada em Harvard. George Church, Ph.D., que lidera a biologia sintética em Wyss, também é cofundador. Scheiman, um ex-jogador de basquete universitário a quem um colega chama de “o Tony Stark dos probióticos”, estuda o que torna os microbiomas intestinais de atletas olímpicos e outros atletas de classe mundial únicos e traduz essa informação em algo que ele diz que qualquer um poderia se beneficiar. Mas o trabalho de laboratório não é apenas por causa dos dados: a FitBiomics lançou o Nella , um suplemento probiótico para a saúde intestinal e digestiva, no ano passado. Ele contém três cepas bacterianas proprietárias derivadas de… cocô de atletas de elite.
 
“Nosso microbioma intestinal influencia praticamente tudo o que fazemos, do ponto de vista da funcionalidade e da saúde”, diz Scheiman. “Ele decompõe os alimentos que comemos e os digere em nutrientes que nosso corpo pode absorver. Ele sintetiza neurotransmissores para afetar a funcionalidade, o que tem impacto no sono, e interage com nosso sistema imunológico para apoiar a recuperação e suprimir a inflamação”. Sua teoria é que a maioria dos probióticos atualmente no mercado tem décadas e tradicionalmente são derivados de fezes de bebês, animais ou alimentos; os que ele está usando, ao contrário, estão associados a uma maior saúde pelo fato de serem provenientes desses atletas, um “processo de seleção natural” ele diz que todos podemos nos beneficiar graças à correlação com sua fisiologia.
 
O suplemento Nella foi testado em beta em 257 participantes que o consumiram diariamente por duas semanas e relataram seus resultados usando pesquisas online. Impressionantes 94% viram um aumento em pelo menos uma categoria. Melhor qualidade do sono foi o principal benefício, com 45,1%, e diminuição da frequência de fadiga, menos dor após os treinos e movimentos intestinais mais regulares pontuaram acima de 30%. Não houve nenhum teste para mostrar como ele funciona contra os probióticos existentes, mas um ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo com 10 membros de um clube de futebol profissional está próximo de ser concluído. menos dor após os treinos e movimentos intestinais mais regulares pontuaram acima de 30%.
 
Não houve nenhum teste para mostrar como ele funciona contra os probióticos existentes, mas um ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo com 10 membros de um clube de futebol profissional está próximo de ser concluído. menos dor após os treinos e movimentos intestinais mais regulares pontuaram acima de 30%. Não houve nenhum teste para mostrar como ele funciona contra os probióticos existentes, mas um ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo com 10 membros de um clube de futebol profissional está próximo de ser concluído.
 
O nadador cinco vezes medalhista de ouro olímpico Nathan Adrian , a seis vezes campeã mundial de luta livre Adeline Gray e o corredor de ultramaratona Kyle Pietariestão entre os atletas que compartilham suas fezes em benefício da humanidade. As cepas bacterianas são isoladas, purificadas e replicadas por meio de fermentação – e além do ponto de identificação, então você não sabe exatamente quem doou o probiótico que está ingerindo, mas a ideia é que sua condição ideal literalmente passe para você . Apesar da natureza transitória dos probióticos, que tendem a passar pelo trato gastrointestinal dentro de 24 a 72 horas, Scheiman diz que eles ainda podem ter um tremendo impacto na funcionalidade. “Eles podem nos ajudar a digerir alimentos, podem nos ajudar a metabolizar o ácido lático, podem interagir com nosso sistema imunológico, podem produzir neurotransmissores”, diz ele. “Há muito que eles podem fazer.” As desvantagens são semelhantes a outros probióticos: um possível período de ajuste de três a quatro dias com gás leve,
 
Synchronized_Swimmers
Nadadores artísticos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2022.
 
O próximo produto da FitBiomics, Veillonella, que passou recentemente nos estudos de segurança necessários, funciona de maneira totalmente diferente. Ele contém outra nova cepa bacteriana que cresce em abundância nos microbiomas de super performers.
“Encontramos um padrão semelhante em como essa bactéria, que come ácido lático, aumenta no intestino após exercícios extenuantes”, diz Scheiman. Como o ácido lático é um subproduto do exercício que está ligado à fadiga, a descoberta se tornou “um momento de luz, uma oportunidade de ter um organismo que poderia converter um subproduto do exercício em algo para promover a resistência”.
Dados pré-clínicos, publicados na revista Nature Medicine, mostrou a identificação de um “micróbio que melhora o desempenho” encontrado nas entranhas de corredores de maratona de Boston, corredores de ultramaratona e remadores de provas olímpicas.
 
Os atletas envolvidos na FitBiomics recebem seus dados e são remunerados com ações da empresa. “Nós os vemos como líderes da nova escola”, diz Scheiman.
“Ao [nos deixar entender] sua biologia e sua saúde, eles estão nos ajudando a mudar a saúde de todos.”
Os filantropos bilionários Clara Wu Tsai e Joe Tsai não são apenas observadores casuais do auge da condição humana. Como donos da NBA Brooklyn Nets, da WNBA New York Liberty e do time profissional de lacrosse San Diego Seals, eles estão cercados por jogadores de alto desempenho e agora querem aproveitar essa magia para o benefício de estrelas do atletismo do time do colégio, guerreiros de fim de semana e aqueles que não se exercitam. Eles criaram a Wu Tsai Human Performance Alliance com um plano de investir US$ 220 milhões ao longo de 10 anos em seis instituições, incluindo o Salk Institute for Biological Studies e a University of Oregon, para entender quais aspectos de nossos cérebros e corpos determinam o desempenho humano máximo. O objetivo é estudar espécimes superiores para melhorar a saúde de uma população global.
“Ser atlético e entender o valor do atletismo no desempenho humano é algo que valorizamos como família”, disse Wu Tsai em um anúncio filmado antes das Olimpíadas de Tóquio no verão passado. “O que realmente me surpreendeu é a falta de avanços nas áreas de cura e regimes de treinamento, em grande parte devido ao subfinanciamento neste espaço.” Além de focar em atletas de elite de todos os gêneros, as descobertas da aliança estarão disponíveis gratuitamente e provavelmente serão usadas por outros cientistas em suas próprias pesquisas e inovações.
 
Atletas jovens têm um apelo óbvio, mas alguns pesquisadores estão se voltando para uma coorte mais inesperada, embora não menos notável: os velhos e vigorosos. Rudolph Tanzi , Ph.D., um verdadeiro cientista rockstar e professor de neurologia de Harvard que descobriu vários genes que contribuem para a doença de Alzheimer e toca teclado nos álbuns de estúdio do Aerosmith, diz que, para que os médicos prescrevam algo novo com responsabilidade, eles precisam entender o que realmente contribui para um corpo saudável, incluindo um dos nossos órgãos menos compreendidos: o cérebro.
 
Seu trabalho como codiretor do McCance Center for Brain Health no Massachusetts General Hospital de Harvard aborda o que torna um cérebro vibrante. “Em vez de apenas procurar biomarcadores de doenças ou esperar que as pessoas fiquem doentes com Alzheimer ou Parkinson, quando o cérebro já se deteriorou ao ponto de disfunção e você está tentando voltar no tempo, estamos perguntando: 'Como podemos saber se nosso cérebro está saudável?' ” Ele ressalta que podemos facilmente verificar a saúde do nosso coração, nosso pâncreas, nossa pressão arterial, mas “não há check-up para o pescoço para cima. O médico olha na sua boca, no seu nariz — olha nos buracos — e pronto.
 
O centro está atualmente pesquisando como os genes são expressos e como nossos corpos metabolizam, bem como o microbioma intestinal, para entender os impactos no cérebro, o que há de especial nas pessoas saudáveis ​​e como essas lições podem se traduzir em populações maiores. “Até você fazer esse trabalho”, diz Tanzi, “você está adivinhando.”
 
Hurdling_AthletesCompetidores pulando obstáculos durante um evento de teste durante os Jogos Olímpicos. 
 
Existem, de fato, muitas marcas de biohacking que são construídas com swabs nasais caseiros, amostras fecais e testes de saliva, cada um com a promessa de recomendar cuidados com a pele, suplementos, rotinas de condicionamento físico e dietas com base em sua constituição individual. O conselho de Tanzi é aceitar essas promessas com um grande grão de sal. “O trabalho duro está apenas sendo feito agora”, diz ele. “Eu sei porque leio a literatura. As pessoas podem dizer: 'Eu tenho uma nova ideia para uma empresa: vamos tirar seu sangue, vamos olhar para isso, isso, isso, e vamos vender-lhe esses suplementos - e nós' Não vou lhe dizer que dizemos a mesma coisa para todo mundo.' Isso é cético, mas pode ficar tão ruim.”
 
O objetivo de Tanzi é recomendar de forma confiável um protocolo que possa melhorar a forma como nosso cérebro envelhece. Seu laboratório em Mass General criou um modelo de “Alzheimer em um prato”, desenvolvido em parte porque ele é vegetariano e queria evitar testes em camundongos. Ele permite testes sofisticados para cada medicamento e suplemento aprovados no mercado para determinar quais podem prevenir ou tratar a doença. Ele também está estudando os “super idosos” vivos mais velhos em uma colaboração com a Universidade de Boston. O trabalho se concentra em centenários que são tão cognitivamente afiados depois dos 100 anos quanto aos 60 para entender o que há de especial em seu DNA e epigenética.
“Estou tentando pegar o material visionário”, observa Tanzi, “e dizer: 'Como chegamos lá?'”
É possível que tomar emprestado de nossos colegas mais jovens seja um caminho. Uma pesquisa publicada na influente revista Nature em maio demonstrou que camundongos velhos que receberam uma infusão de líquido cefalorraquidiano de camundongos jovens por uma semana melhoraram a cognição, não apenas para lembrar do passado, mas também para criar novas memórias. A aplicação humana está longe, e estudos semelhantes usando sangue também mostraram melhorias cognitivas, mas ainda precisam ser amplamente e com sucesso aplicados fora do laboratório, apesar de Lance Armstrong admitir na Oprahque ele recebeu transfusões de sangue para aumentar seus níveis de oxigênio entre corridas de bicicleta de vários dias. O Vale do Silício há muito é seduzido pela promessa de imortalidade, e o sangue jovem parece uma maneira direta de chegar lá. Mas startups como a Ambrosia, com sede na Califórnia, que supostamente cobrou US$ 8.000 das pessoas para participar de um estudo e receber um litro de plasma jovem, foram prejudicadas por avisos da FDA, fechamentos e reaberturas silenciosas. A FDA citou riscos à saúde combinados com poucas evidências para sustentar alegações grandiosas.
 
Uma coisa que já foi colocada em ação é o React Neuro, um dispositivo avançado de realidade virtual de varredura de olhos e voz que foi desenvolvido em parte para ajudar a rastrear os cérebros dos atletas antes e depois de uma lesão, registrando nano movimentos de uma maneira muito mais precisa e quantificável do que fazer um paciente seguir o dedo de um médico após uma golpe na cabeça. Tanzi, que é cofundador da empresa, espera que a invenção possa se tornar um “manguito de pressão sanguínea para o cérebro”, talvez uma parte regular de um exame físico do futuro. Ele usou o dispositivo com o New England Patriots e o Boston Celtics e em centros de idosos para medir o progresso e entender as mudanças ao longo do tempo, avaliando o que aconteceu com um atleta após uma temporada jogando em uma liga profissional ou um septuagenário que teve um evento que altera a vida, como um acidente vascular cerebral.
 
O anestesista Abhinav Gautam , MD, e o investidor em saúde Christian Sealesão pioneiros em um procedimento atualmente disponível para controle da dor que trata um órgão que foi descoberto há apenas quatro anos, embora represente 20% de nossos corpos. Em 2018, pesquisadores da Universidade de Nova York publicaram descobertas sobre o interstício, uma rodovia fluida que vive entre nossa pele e nossos músculos e transporta nutrientes, íons e proteínas da cabeça aos pés. Seale postula que parte do motivo pelo qual foi menos observado pelos médicos da medicina ocidental é que eles normalmente treinam em cadáveres, e essa camada “praticamente evapora assim que a pessoa morre”. A falta de entendimento sobre o interstício o tornou uma área pouco estudada e com poucas opções de tratamento direto. Mas Gautam desenvolveu o procedimento inteiramente em corpos ativos. “Sabemos que é muito inervado, o que significa que tem muitas terminações nervosas”, diz Seale, que acrescenta que isso não será novidade para os praticantes de tradições antigas que têm como alvo o interstício há séculos, mesmo que não usem esse nome. “Se você olhar para a medicina oriental e o Ayurveda chinês, é aqui que o chi flui, onde estão os chakras ou os meridianos”.
 
Gautam, um ex -jogador de tênis competitivo cujo interesse no alívio da dor decorre de tentativas de consertar seu ombro defeituoso, e Seale fundaram a empresa Vitruvia para oferecer alívio, um procedimento minimamente invasivo guiado por ultrassom que usa agulhas para romper o tecido cicatricial e liberar o nervo antes de reidratar a área tratada (alvos comuns são ombros, joelhos e quadris). Seale compara uma área dolorida a um rio pontuado por rochas que alteram ou bloqueiam o fluxo de água. O procedimento de alívio, diz ele, remove as pedras e redireciona a água para que ela flua de forma mais fluida e organizada. Até agora, Miguel Cabrera, duas vezes MVP da Liga Americana, o astro aposentado David Ortiz, o tenista Tommy Haas e o ator Danny Glover receberam o tratamento, e o protocolo agora está se expandindo para atletas profissionais e de alto desempenho em Miami e Los Angeles.
 
No nível cosmético, várias marcas europeias de cuidados com a pele, notadamente a Neocutis , usaram espécimes ainda mais jovens, extraindo de tecido fetal humano e de ovelha para criar soros e cremes projetados para regenerar a pele da maneira como um bebê se cura rapidamente após um corte ou hematoma. . Mas hoje em dia é mais provável que os produtos sejam à base de plantas, mesmo que os processos que eles induzam sejam semelhantes. A marca francesa de cuidados com a pele Biologique Recherche fabrica o Crème Masque Vernix , que a empresa descreve como uma “biocópia” da composição protetora do vernix caseosa, a substância branca que reveste os recém-nascidos quando saem do útero. Tal como o verdadeiro, o creme é composto por água, lípidos e proteínas para combater a secura e regenerar a epiderme.
 
Mas, quer você esteja desenhando de recém-nascidos ou de idosos, há um valor claro e pouco explorado em compreender o que faz um espécime humano primordial funcionar bem em todas as fases da vida. Esteja ele olhando para biomarcadores baseados no sangue ou atividade neuronal, Tanzi diz que o objetivo é poder ter nossa saúde de rotina guiada por mais do que nos faz prosperar. “Quero conhecer os indicadores e, em seguida, quero ter intervenções que os aumentem, em vez de apenas adoecer e tentar diminuir os que são ruins”, diz ele. “Não quero saber o que me diz que estou doente”, acrescenta. “Quero saber o que me diz que sou saudável”.

Leia a reportagem original: Scientists Are Using Data From Olympic Athletes to Help Average Joes Get Healthier