A moda perde Virgil Abloh, diretor criativo da Vuitton, aos 41 anos

O estilista, vítima de um câncer raro no coração, simbolizou a primavera do luxo em 2018, quando levou o streetstyle para suas coleções .

d46b6454-gettyimages-1157153084Diretor criativo da Vuitton morre aos 41 anos. (Foto: Reprodução)

O mundo da moda perde precocemente um dos maiores gênios da nova geração. A morte de Virgil Abloh, 41 anos, diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton e fundador da Off White, foi comunicada no domingo 28.

O estilista que promovia uma revolução no mercado de luxo com o resgate do streetwear, celebrando a representatividade da comunidade negra na alta moda, faleceu em consequência de um câncer raro, um angiocarssinoma no coração.

A LVHM divulgou um comunicado lamentando a morte de Abloh. "Todos estamos chocados com esta notícia terrível. Virgil não era apenas um designer genial, um visionário, ele também era um homem com uma bela alma e grande sabedoria. A família LVMH junta-se a mim neste momento de grande tristeza, e todos pensamos nos seus entes queridos após o falecimento do marido, do pai, do irmão e do amigo", disse o CEO do conglomerado, o empresário Bernard Arnault.

Abloh estava no auge. Sua participação na LVMH ia além da direção criativa. Além do prestígio, ele ganhava influência crescente depois que o grupo LVMH comprou 60% da Off-White, marca própria criada em 2013. Abloh também levava o seu olhar aos demais empreendimentos do grupo.

Alguma coisa aconteceu no coração do luxo quando a Louis Vuitton apresentou em julho de 2018 a masculina primavera-verão 2019, que marcou a estreia de Virgil Abloh na Maison. A chegada de Abloh à marca francesa naquele ano ensinou muito sobre os valores do luxo contemporâneo.

Nos Jardins do Palais Royal, com flores e cores do arco-íris na passarela parisiense, o primeiro designer negro a assumir um cargo executivo na Vuitton talvez tenha consolidado, num marco histórico, o que se poderia chamar de primavera do luxo.

virgil-abloh-1597173371090_v2_900x506
O estilista foi vítima de um câncer raro no coração. (Foto: Reprodução)

As influências do street style e do hip-hop na história de Abloh, que nasceu na periferia de Paris, não explicam tudo. Abloh significa mais. A escolha de seu nome pela maison foi consequência de uma necessidade de novos olhares para o luxo. Na moda e nas demais configurações do segmento. Tudo o que é disruptivo nas intensas transformações a que somos impactados a cada dia precisa incluir o universo do luxo. A Vuitton enxergou que Abloh poderia sintetizar a bruta flor do querer - se quisermos caetanear - desta inevitável primavera.

Engenheiro civil e arquiteto, Abloh era filho de imigrantes que chegaram aos EUA, vindos de Gana, país da África ocidental. Muitas vezes citou a influência de sua mãe Eunice, costureira, em sua trajetória.

O estilista começou a se destacar na moda a partir de uma parceria criativa com Kanye West. Da identidade visual dos discos e shows do cantor até a grife Yeezy, que se transformou em um fenômeno comercial. A Yeezy entrou no mercado de sneakers juntamente com a Adidas em modelos que ganharam força icônica.

Alguma coisa acontece no coração da moda com a perda brusca e precoce de Virgil Abloh. Seu legado, interrompido por uma doença feroz, cruza as esquinas do mundo e deixa uma história que já pode ser considerada um divisor de águas na moda.