Esses eVTOLs luxuosos voarão sobre o Texas em 2025

A fabricante alemã de eVTOL Lilium anunciou um acordo com uma corretora de aeronaves do Texas para vender cinco de seus Pioneers de última geração.

Captura de tela 2023-10-25 112746Jato Lilium sobre Houston.

Cinco texanos poderão em breve ser os primeiros pilotos a voar em eVTOLs de luxo nos EUA. A fabricante alemã de eVTOL Lilium anunciou um acordo com a EMCJET, com sede em Houston, para se tornar seu primeiro revendedor. O acordo especifica que a EMCJET terá cinco slots de produção de seu modelo Pioneer , para que a empresa tenha os primeiros jatos elétricos particulares do mundo.

“Começamos com o Texas porque o vemos como um cluster”, disse Matthew Broffman, chefe de parcerias e redes da Lilium nas Américas, observando que áreas metropolitanas como Dallas-Fort Worth, Austin e Houston poderiam estar conectadas com cidades pequenas e periféricas. áreas em outras partes do estado que os serviços de jatos regionais não alcançam.

Como decola verticalmente como um helicóptero e voa como um avião, o Pioneer de piloto único e sete lugares da Lilium foi projetado para pousar em aeroportos e heliportos. Também pode acessar aeródromos pequenos e remotos.

Captura de tela 2023-10-25 112855A edição Pioneer de sete lugares foi projetada pensando em um cliente sofisticado.

Com preço de US$ 10 milhões, a edição especial do Pioneer é o modelo de luxo da empresa, projetado para ser customizado com diferentes módulos internos especificados pelos clientes. Broffman diz que a única diferença entre os modelos europeus e norte-americanos é o formato do plugue que carrega a aeronave.

O Pioneer tem uma velocidade de cruzeiro projetada de 175 mph e alcance de cerca de 155 milhas entre cargas. O design de 30 ventiladores em toda a aeronave é único entre os eVTOLs, proporcionando redundância, segundo Lilium, caso um conjunto de ventiladores falhe. O Pioneer elétrico também é mais silencioso que uma aeronave tradicional, com zero emissões de carbono.

Ao contrário da maioria dos seus concorrentes, a Lilium optou por começar a vender aeronaves para o mercado privado em vez de criar uma rede de táxis aéreos como a Joby Aviation e a Archer , duas startups norte-americanas consideradas líderes no setor de mobilidade aérea avançada (AAM).

“Parte do motivo pelo qual escolhemos o Texas foi sua extensa infraestrutura aeroportuária”, diz Broffman. “Podemos entrar nesses lugares sem perturbar o espaço aéreo ou os aeroportos. Podemos usar as instalações existentes apenas adicionando algumas estações de carregamento.”

Captura de tela 2023-10-25 112820O Pioneer tem um preço de varejo de US$ 10 milhões.

Além de vender as aeronaves, a EMCJET prestará manutenção e outros serviços para a frota eVTOL, assim como faz com os jatos executivos tradicionais sob sua gestão. Lilium fornecerá suporte técnico e outros.

A segunda fase, após a criação de uma base de revendedores, inclui o estabelecimento de infraestrutura para se tornar um fornecedor regional em outras regiões. A rede anunciada pela primeira vez há três anos entre Orlando, Tampa e o sul da Flórida está sendo desenvolvida, disse Broffman, com planos de colocá-la online um ano após a chegada dos primeiros jatos particulares .

“Todos os fornecedores estão pensando em construir redes que exigirão infraestrutura em ambientes urbanos.”

A Lilium espera a certificação de tipo para suas aeronaves em 2025, e os primeiros modelos chegarão aos EUA logo depois disso. A empresa previu originalmente 2024 como o ano de certificação. A mudança abrupta nos planos causou alvoroço, com alguns analistas criticando o design multiventilador da aeronave e outros dizendo que as estimativas da Lilium sobre futuras tecnologias de bateria eram excessivamente otimistas.

Atualmente, a empresa alemã está testando sua aeronave em instalações na Espanha, sem pilotos. Joby e Archer também estão testando suas aeronaves na Califórnia, assim como a Vertical Aerospace no Reino Unido. Joby anunciou recentemente seu primeiro conjunto de voos pilotados.

Lilium planeja encontrar outros “clusters” nos EUA e estabelecer revendedores regionais. “Revendedores e empresas de gerenciamento de aeronaves estão ansiosos para fazer parceria com a Lilium nas vendas de jatos para proporcionar uma experiência de vôo elevada, ao mesmo tempo em que são incrivelmente eficientes para operar”, disse Sebastien Borel, diretor comercial da Lilium, em comunicado.