Conheça o McLaren 750S Spider, o carro do ano de 2025 da Robb Report
O conversível de 740 cv se tornou o primeiro modelo da marca britânica a receber nosso maior prêmio automotivo.
O McLaren 750S Spider, o Carro do Ano de 2025 da Robb Report.
O termo “ supercarro ” pode estar perdendo um pouco de seriedade como superlativo atualmente. Com a eletrificação elevando o nível de desempenho da indústria automotiva em todos os níveis, alguns sedãs de luxo e veículos familiares agora têm uma produção maior do que o máximo permitido em Le Mans. No entanto, uma marca que permanece comprometida com esse descritor e continua a incorporar sua verdadeira definição é a McLaren , que é sinônimo da combinação de engenharia focada em automobilismo e maneiras de estrada refinadas exibidas em um pacote de design inimitável.
Foram alguns meses marcantes para a marca britânica. Fechando a temporada de Fórmula 1 de 2024 , sua divisão de corrida conquistou o título do Campeonato de Construtores pela primeira vez em 26 anos. Agora, o lado da produção começa 2025 com um prêmio que ganhou pela primeira vez, já que o McLaren 750S Spider foi nomeado Carro do Ano pela Robb Report .
A McLaren chegou perto do nosso lugar no pódio antes com seu 720S terminando em segundo em 2018 , superado apenas pelo Lamborghini Huracán Performante . Com 740 cv, o novo 750S Spider — com aproximadamente 30 por cento de sua composição nova ou melhorada em comparação ao 720S — não é apenas mais potente que seu antecessor de 710 cv, mas também pesa menos, graças à sua nova plataforma McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA) introduzida no híbrido McLaren Artura . Com o chassi Monocage II de fibra de carbono como base, o conversível — com sua esteira alargada em 6 milímetros — também se beneficia, de acordo com a montadora, de "um novo design de mola e amortecedor", bem como de um sistema de direção hidráulica reforçado, já incrivelmente responsivo no 720S.
O conversível de 740 cv entra na pista do Concours Club em Opa-Locka, Flórida.
Diferentemente de seu irmão Artura, porém, o 750S é impulsionado somente por um V-8 biturbo de 4,0 litros — gerando 590 ft lbs de torque — acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades. O trem de força permite que o roadster de 3.170 libras (peso em ordem de marcha) vá de zero a 60 mph em 2,7 segundos e atinja 206 mph. Temperando essa capacidade de aumento estão os batentes de carbono-cerâmica Brembo que prendem as rodas de liga fundida do carro calçadas com borracha Pirelli P Zero Corsa. Esses freios, com precisão e potência que o juiz Sean McConnell apregoou como "perfeitas", levam o veículo de 62 mph a uma paralisação em 98 pés.
O interior do 750S conta com bancos de corrida de fibra de carbono como opção padrão, um visor de instrumentos que agora se move junto com a coluna de direção e uma apresentação de infoentretenimento aprimorada.
“Absolutamente em casa na pista, e o fator 'uau' é ativado a cada curva”, afirmou o juiz Morgan Saliny, enquanto Jeff Mitelman o chamou de uma “fera” que é “limitada apenas pela sua coragem para forçá-lo”. Comentando sobre o “equilíbrio quase perfeito de aceleração e manuseio” do modelo, bem como sua “trilha sonora estridente”, Eric Murphy opinou que é “um carro realmente fabuloso que fará qualquer motorista comum se sentir como um piloto de F1”.
Depois de entrar pelas portas diedrais e se acomodar nos assentos de corrida de fibra de carbono, você encontrará uma configuração de instrumentos que agora se move com a coluna de direção, um display de infoentretenimento aprimorado e um local mais ergonomicamente intuitivo para alguns dos controles. Há também o novo McLaren Control Launcher (MCL), que permite ao motorista personalizar certas dinâmicas de direção e ter a combinação desses ajustes de teclas disponíveis com ativação de um botão.
Nosso exemplo apresentou rodas de liga fundida calçadas com borracha Pirelli P Zero Corsa.
Enquanto estavam na pista de corrida privada no Concours Club em Opa-Locka, Flórida, alguns dos nossos juízes optaram por abaixar o teto rígido retrátil, uma ação que leva apenas 11 segundos e pode ser feita a uma velocidade de até 31 mph. Seja acelerando nas retas ou enfrentando as seções de slalom do campo de testes segmentado, eles logo descobriram que não havia necessidade do sistema de áudio Bowers & Wilkins de bordo, já que os únicos harmônicos notáveis eram da música de oito cilindros da usina. Essa trilha sonora é uma que pode ser igualmente apreciada ao esculpir estradas de cânions ou, no nosso caso, tendo o 750S provando sua credibilidade nas ruas no trânsito da I-95 da Flórida ao retornar ao resort de Boca Raton.
Equipado com um motor V-8 biturbo de 4,0 litros, o 750S Spider acelera de 0 a 60 mph em 2,7 segundos e atinge 206 mph.
“Uma obra-prima para dinâmica de direção”, é como James Wilson Jr. descreveu o carro, exaltando sua “ótima sensação de estrada através da direção”. Ele também comentou que seu “manuseio está em outro nível; excelente entrada de curva permite que você acerte o ápice todas as vezes”. John Quigley chamou o 750S Spider de “showstopper”, enquanto um presciente Tim Olzer resumiu o consenso da maioria dos jurados, afirmando: “Ótima aparência, ótima aceleração, ótima dirigibilidade, superdivertido de dirigir — tem meu voto. Este é o carro!” Sim, Tim, de fato é.
Reportagem original: Meet the McLaren 750S Spider, Robb Report’s 2025 Car of the Year