Leonel Andrade: CVC faz 50 anos e amplia expertise em turismo usando ciência preditiva e inteligência artificial
Neste cenário, é impossível não colocar a CVC como uma das principais empresas responsáveis pela retomada do segmento.
Leonel Andrade, CEO da CVC Corp. (Foto: Divulgação)
O turismo no Brasil fechou 2021 com faturamento de R$ 152,4 bilhões, aumento de 12% em relação a 2020. O levantamento com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra também que o setor movimenta uma cadeia produtiva com mais de 50 segmentos. Entre as atividades que mais contribuíram para este crescimento está a categoria de alojamento e alimentação, com alta de 13,1% e faturamento de R$ 45,2 bilhões.
Neste cenário, é impossível não colocar a CVC como uma das principais empresas responsáveis pela retomada do segmento. A maior operadora de viagens do Brasil completou 50 anos e se consolida como a companhia do setor que mais realizou a viagem dos sonhos entre os brasileiros.
“A CVC chega aos 50 anos renovada e com plena convicção de que o futuro do mercado, especialmente neste momento de retomada, é bastante promissor. Neste momento tão marcante em nossa história, vamos acelerar ainda mais o nosso protagonismo e liderança, oferecendo a todos os nossos franqueados, colaboradores, clientes e parceiros os melhores negócios e oportunidades”, afirma Leonel Andrade, CEO da CVC Corp.
Andrade lembra que o turismo foi um dos mais impactados pela pandemia, mas acredita que que agora o vento está a favor e será um dos principais setores beneficiados com a retomada, como já vem acontecendo. “Um exemplo é o balanço da CVC Corp do primeiro trimestre de 2022, que apresentamos ao mercado em maio, e que, quando comparado aos três primeiros meses de 2021, registrou crescimento de 76,5% em receita líquida e de 110,5% em reservas confirmadas. Somente de janeiro a março deste ano, embarcamos 1,9 milhão de passageiros, por isso o otimismo para este ano é grande”, destaca.
Tecnologia
Desde 2021, a CVC Corp tem realizado robustos investimentos em tecnologia, tendo injetado R$ 134 milhões na área somente no ano passado, para implementação de recursos que compõem o ecossistema em que rodam todas as bases da companhia. Com os olhos na omnicanalidade, a CVC segue implantando o que há de melhor em Science Data, UX, Big Data, assim como atualizações constantes no aplicativo Minha CVC e no e-commerce da marca, ambos com boa navegabilidade, responsivos e que agregam serviços e produtos úteis aos viajantes, além de lojas inteligentes, apoio aos franqueados e aquisição de empresas de tecnologia como VHC (de locação e administração de residências de temporada) e WeTrek (aplicativo voltado a viajantes independentes).
Essa postura se reflete no forte uso de inteligência artificial em seus pontos de contato com os clientes. “O futuro da CVC é estar cada dia mais inserida no cotidiano de seus clientes e isso vai acontecer por meio de softwares de influência. Nosso conhecimento a respeito do viajante vai nos garantir a expertise de oferecer a viagem mais adequada ao perfil do passageiro, bem como descontos assertivos em restaurantes, museus, atrações que deem match com os gostos do cliente”, explica Andrade.
“Uma das ações da nossa estratégia de digitalização é orçamento dinâmico, que já funciona em toda as unidades. O cliente sai da loja com um link em que consta o orçamento da viagem desejada e vai acompanhando as variações de preço em tempo real, podendo escolher o melhor momento para finalizar sua compra, no ambiente online e, inclusive, no momento em que a loja estiver fechada, por exemplo. É uma das nossas estratégias de omnicanalidade, já que o cliente começa o atendimento no ambiente físico, mas pode finalizar no on-line, contando com toda a nossa assistência”, explica Andrade. “Temos uma base de dados com quase 30 milhões de clientes contatáveis e, desse total, 10 milhões já recebem recomendações personalizadas de acordo com o seu perfil”, completa o CEO.
Leonel Andrade, CEO da CVC Corp. (Foto: Divulgação)
Boa viagem
Outro ponto a destacar nesse processo de digitalização da CVC Corp é seu relacionamento com os franqueados. “Eles são nossa fortaleza e maior diferencial. Temos mais de 1,1 mil lojas no Brasil e valorizamos muito esse relacionamento. Para levar digitalização também até a rede, lançamos, em outubro de 2021, um novo conceito de loja, mais moderno, digital, focado na experiência do cliente e com premissas de sustentabilidade. Essa revitalização visa transformar a loja em uma experiência para o cliente”, enfatiza.
Para 2022 a companhia pretende investir ao menos 20% mais que em 2021, avançando em sua agenda estratégica e permitindo concluir projetos que possibilitarão manter seu protagonismo no setor de turismo. Os recursos serão destinados, em sua maioria, para o aprimoramento dos sistemas relacionados ao atendimento do B2C (lojas e on-line), além do aperfeiçoamento da gestão de informações por meio de Datalake, CRM e novas iniciativas relacionadas, ao desenvolvimento e implementação do programa de fidelidade, a integração de sistemas operacionais e back-office no B2B e ao aprimoramento em segurança.
#TBT
Leonel Andrade, CEO da CVC Corp, lembra que as companhias aéreas precisaram reduzir drasticamente a oferta de voos durante o período mais crítico da pandemia e agora estão retomando a malha gradativamente. A alta dos combustíveis aumenta esse desafio.
“Na CVC Corp, uma das ações que temos realizado neste sentido, para apoiar nessa disponibilidade de voos, é acordo de voos exclusivos. Temos negociados mais de 220 mil assentos para destinos nacionais e internacionais. Para citar dois exemplos, temos voos exclusivos para Porto Seguro, que é um dos destinos mais buscados durante todo o ano, com 290 voos entre junho deste ano e julho de 2023, e Bariloche, nos meses de julho e agosto para a temporada de inverno, para a qual a procura está forte, já que é um destino bastante querido dos brasileiros e que ficou fechado para turistas estrangeiros nos últimos dois anos”, pontua.
Hub de conteúdo
Em comemoração dos seus 50 anos, a marca CVC Viagens, integrante da CVC Corp, lançou o CVC+, plataforma que oferece conteúdos de diversos formatos para os apaixonados por viagens. A ideia é estreitar os laços com os viajantes, além de dar assistência e oferecer uma experiência completa para eles, que receberão um tratamento especial desde o início da sua busca na loja ou site até o pós-viagem.
Além de mostrar o destino que mais combina com cada pessoa, a CVC+ conta com informações sobre o universo das viagens, como conteúdos de entretenimento e educativos, guias e dicas. No hub de conteúdo, será possível encontrar textos, vídeos, podcasts e até mesmo game-shows, destinados não só para quem já está familiarizado com a CVC, mas também para aquela pessoa que tem interesse em viajar e quer conhecer mais sobre os assuntos dessa área.
Sustentabilidade
Em maio do ano passado a CVC lançou sua estratégia de sustentabilidade, o REprograma, com atuação em quatro diretrizes principais: reduzir pegada; regenerar destinos e comunidades; reeducar públicos e respeitar diversidades.
“Neste primeiro ano, já temos uma série de avanços em todas essas frentes, mas destaco aqui a capacitação em turismo responsável, que estamos promovendo em parceria com o Senac, para 100% dos nossos colaboradores de produtos (que cuidam de toda a negociação com fornecedores e também da formatação de pacotes, roteiros, etc), além de nossos parceiros em turismo receptivo e também os voluntários da CVC Corp que atuam nas áreas de educação e meio ambiente”, detalha Leonel Andrade.