Eduardo Fischer e Rafael Menin: com experiência de compra 100% digitalizada, MRV alcança recorde histórico de vendas

Maior construtora da América Latina, MRV se torna uma plataforma completa de soluções habitacionais e potencializa suas vendas.

1GabrielAraujoEduardo Fischer e Rafael Menin, copresidentes da MRV. (Foto: Divulgação)

Ao entender que o mundo digital é o caminho ideal para democratizar a experiência do consumidor, a MRV decidiu ir além de seu objetivo de construir e vender imóveis. Em 2020, a empresa resolveu apostar na digitalização completa de suas operações comerciais para facilitar a interação com clientes e parceiros, o que resultou em alta performance para o negócio da companhia. Assim, a MRV passou de maior construtora da América Latina para a Construtech que mais gera valor no mercado.

Hoje, a companhia permite que os clientes realizem toda a jornada de compra de um apartamento remotamente, em poucas horas. Além disso, ao integrar soluções ágeis e sólidas na plataforma, foi possível diminuir mais da metade das chamadas do call center da companhia, o que facilitou o caminho do consumidor e gerou um recorde histórico de vendas. De acordo com a prévia operacional divulgada em outubro, a MRV teve a maior geração de caixa de sua história, atingindo R$ 307 milhões no terceiro trimestre de 2020. O montante total vendido no período foi de R$ 1,9 bilhão, alta de 41,1% em relação ao mesmo intervalo do ano passado e de 8,3% no comparativo com o trimestre anterior. Em relação a retomada dos lançamentos, a companhia alcançou R$ 1,87 bilhão, equivalente a 11.106 unidades, incremento de 98,9% em relação aos três meses anteriores.

Eduardo Fischer, atual copresidente da MRV ao lado de Rafael Menin, destaca que o processo de transformação digital da empresa vem consolidando a companhia na chamada indústria 4.0. “Nos últimos quatro anos, investimos mais de R$ 300 milhões em inovação. Efetivamos a construção do nosso LAB, espaço para criação e aceleração de projetos, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com o SENAI e viabilizamos a criação de uma aceleradora de conexões, o Orbi Conecta. Lançamos nossa plataforma digital no início de 2020 e, rapidamente, com a pandemia do novo coronavírus, resolvemos expandir a sua atuação, isso nos manteve na vanguarda do mercado”, explica.

Visão inovadora

Com 40 anos de história, a MRV procura fornecer a opção de moradia que melhor se adapte ao momento de cada cliente, seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, pela sua startup Luggo, totalmente digital e sem burocracia.

“Nos últimos anos, nossa principal ação foi investir na mudança de comportamento, entrando de vez na digitalização de processos, apostando na inovação e nos tornando a primeira Construtech do mercado brasileiro, focada em gerar valor e facilidades para os consumidores. Isso não foi um movimento fácil, principalmente pela complexabilidade e necessidade de abranger todas as áreas da companhia, da obra aos escritórios. Esse foi um grande desafio, mas já vem se mostrando eficaz”, analisa Rafael Menin.

Uma das apostas recentes da MRV na área tecnológica foi o lançamento do chatbot MIA, uma nova personagem de Inteligência Artificial, exclusiva e disponível 24 horas, com o intuito de agregar qualidade no atendimento dos clientes. A assistente virtual possui perfil inovador e engajado, que garante mais assertividade, agilidade, empatia, além de conversas objetivas e personalizadas com o público. Uma das facilidades da personagem é a possibilidade de renegociação de débito pelo WhatsApp. Desde o fim de maio deste ano, a MIA foi responsável pela renegociação de mais de R$ 35 milhões.

Com a utilização do bot, a empresa realizou, em 2020, mais de 1,5 milhão de interações, sendo 24% delas fora do horário comercial e 94% dos clientes conseguiram resolver suas dúvidas de forma totalmente on-line. Antes da atuação da tecnologia, a cada 100 clientes que procuravam pela MRV, 30 seguiam para a próxima fase de compra e com a assistente virtual este número subiu para 60.

Atualmente, com a MIA, a MRV atende cerca de 5 mil chamados diários pelo site. “O mercado está em constante transformação. Novas tecnologias vêm sendo empregadas e o mindset dos consumidores está mudando cada vez mais rápido na forma como se relacionam com as empresas e estas, como comercializam produtos e serviços. Entendemos essa tendência e estamos sendo pioneiros no mercado imobiliário”, aponta Menin.

Responsabilidade

Além de ajudar na digitalização de um mundo ainda em construção, a MRV mantém uma ampla agenda de sustentabilidade. Entre as principais ações da empresa está o fato dela compensar 100% dos gases de efeito estufa referentes às suas emissões diretas e emissões de energia, por meio da compra de créditos de carbono, realizada anualmente desde 2015. De 2010 até agora, a companhia já plantou mais de 1,2 milhão de árvores e removeu 700 mil toneladas de CO2 da atmosfera, sendo pioneira na utilização de energia fotovoltaica em larga escala no setor de construção civil na América Latina. A companhia sinalizou que pretende investir R$ 800 milhões em programas desta modalidade energética até o final de 2022.

“Apostamos muito nas questões sociais, ambientais e de governança, antes mesmo da sigla ESG ganhar um significado para o mercado. Com uma cultura voltada para a sustentabilidade, nossas ações refletem em ganhos ambientais, sociais e econômicos para nossos diferentes stakeholders. Um dos exemplos mais representativos de nossas práticas é a utilização de energia fotovoltaica no setor de construção civil residencial, na qual somos pioneiros”, detalha Fischer, que também é presidente do Instituto MRV, instituição criada para garantir investimentos em projetos educacionais.

Por meio da Visão 2030 MRV, a companhia tem o compromisso de promover iniciativas socioambientais para todos seus parceiros e clientes. “É cultura da empresa pensar no próximo e ajudar a construir um ambiente melhor. A MRV é a única construtora que, há quatro anos consecutivos, faz parte do principal índice da B3 que reconhece e seleciona as empresas com boas práticas sócio, ambientais e de governança, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), além disso é signatária do Pacto Global da ONU desde 2016, que tem por objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de medidas ESG tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, indica Menin.

Pela sociedade

A MRV também procura identificar oportunidades de ações para a melhoria da qualidade de vida da população. Com essas iniciativas, a empresa busca deixar um legado para cada comunidade onde atua em relação à cidadania, meio ambiente, recuperação dos equipamentos públicos e relacionamento comunitário. Desta forma, o entorno dos empreendimentos e o desenvolvimento da infraestrutura urbana local sempre foram preocupações da empresa. Nos últimos quatro anos, a MRV investiu quase 1 bilhão em projetos deste tipo. “Apenas em 2019, destinamos R$ 225,1 milhões para as comunidades onde atuamos. Mais de R$ 54 milhões foram dirigidos para a infraestrutura viária dessas regiões, R$ 47 milhões para a urbanização, R$ 27 milhões para praças, parques e paisagismo, R$ 21 milhões para abastecimento de água, R$ 19 milhões para saneamento, R$ 15 milhões para educação, entre outros investimentos”, afirma Rafael Menin.

Única construtora presente em mais de 160 cidades brasileiras, a MRV gera aproximadamente 30 mil postos de trabalho por ano e já lançou 400 mil imóveis. Nessas quatro décadas de existência, a empresa empregou cerca de 2 milhões de profissionais e assumiu um verdadeiro pacto com a sociedade ao construir moradias econômicas para mais de 1 milhão de brasileiros. “Entendemos que o lar de qualidade, bem planejado, tem um potencial transformador na vida das pessoas e das cidades. Grande parte das mazelas sociais que temos nos grandes centros fazem parte de um crescimento desordenado e desestruturado. Um bom lar, um bairro com infraestrutura urbana de qualidade, trazem consigo melhorias diretamente ligadas às questões de saúde, segurança e educação”, reflete Eduardo Fischer.

Menin completa e destaca que é função de uma construtora olhar para a vizinhança e municípios em que está presente, com o intuito de entender suas necessidades e direcionar recursos para contribuir com a qualidade de vida de seus cidadãos. “A iniciativa privada deve participar dos debates sobre o planejamento urbano nas grandes cidades, não só do ponto de vista de investimentos, mas também como fomentadora de propostas que ajudem o desenvolvimento sustentável e planejado destes grandes centros”, finaliza.

Desde o início dessa crise provocada pelo novo coronavírus, a MRV percebeu que seu papel poderia ser muito maior dentro deste cenário. “Destinamos recursos e mobilizamos esforços em diversas iniciativas de combate ao novo coronavírus. Apenas nos últimos meses, doamos mais de R$ 33 milhões para essas ações, que incluem desde produção de máscaras, doações de aparelhos respiradores a hospitais, distribuição de cestas básicas, doação para a realização de testes e para a produção da vacina contra Covid no Brasil”, encerra Eduardo Fischer.