Caterpillar, Gazin e Eurofarma estão entre as melhores indústrias para trabalhar no Brasil

Ranking revela potencial do setor e foco na gestão de pessoas por parte das companhias. Entre as empresas de médio porte, lideram o ranking Supera Farma, Fundimisa e SC Johnson. Confira as listas completas abaixo.

Pela segunda vez consecutiva, a consultoria Great Place to Work (GPTW) divulga o seu Ranking Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria. A lista das empresas que conquistaram o selo na versão 2021 do levantamento contou com 375 empresas inscritas, representando 413.204 funcionários. Para esta edição, 100 empresas foram premiadas, sendo 50 de grande porte e 50 de porte médio. A missão do GPTW, que está presente em 17países, é apoiar organizações a obter melhores resultados por meio da uma cultura de alto desempenho. A consultoria analisa mais de 10 mil empresas anualmente, o que corresponde a pelo menos 10 milhões de funcionários.

> Confira a edição especial da Revista LIDE com conteúdo extra

Dentre os muitos dados que o estudo sobre Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria traz, vale destacar o crescimento do ranking 2021, passando de 244 empresas inscritas (representando cerca de 344 mil funcionários) na versão de 2020 para as atuais 375. Esse crescimento teve impacto direto no número de empresas premiadas. Nesta 2ª edição, as 100 Melhores Empresas são premiadas, 20 a mais que a 1ª edição da pesquisa.

ISABELAIsabela Lopes, diretora executiva GPTW Brasil. (Foto: Divulgação)

Para Isabela Lopes, diretora executiva GPTW Brasil, saber que as organizações do setor estão intensificando sua preocupação com a sustentabilidade do negócio é extremamente importante.

“O crescimento do número de empresas participantes nos mostra maior preocupação entre executivos e empresários de garantir o caixa das empresas, o destino das pessoas e o futuro do planeta – um tripé que o Great Place to Work reforça há tempos entre todos os seus stakeholders: ser uma boa empresa para trabalhar faz bem para os negócios, para as pessoas e para a sociedade”, enfatiza.

Lista das Empresas Premiadas: Grandes

01. CATERPILLAR
02. GAZIN
03. EUROFARMA LABORATÓRIOS S/A
04. GRUPO NOVARTIS
05. VOLKSWAGEN CAMINHÔES E ÔNIBUS
06. NOVO NORDISK PRODUÇÃO FARMACÊUTICA DO BRASIL
07. JOHNSON & JOHNSON
08. SPECIAL DOG COMPANY
09. INTELBRAS
10. ALCOA
11. STIHL
12. BRASAL REFRIGERANTES S/A
13. AMBEV
14. HYUNDAI MOTOR BRASIL 
15. 3M DO BRASIL LTDA
16. WHIRLPOOL
17. ACUMULADORES MOURA
18. BAXTER HOSPITALAR LTDA
19. LIBBS
20. 3CORAÇÕES
21. USINA ALTA MOGIANA
22. CERBRAS
23. USAFLEX- INDUSTRIA & COMERCIO S/A
24. ROCHE FARMACÊUTICA
25. RAÍZEN
26. GENERAL MILLS
27. SUZANO
28. MIDEA CARRIER 
29. DOW 
30. ELECTROLUX
31. OUROFINO SAÚDE ANIMAL
32. IBYTE
33. LATICÍNIOS TIROLEZ
34. ABBOTT LABORATORIOS DO BRASIL LTDA
35. UBERLÂNDIA REFRESCOS
36. CONTINENTAL BRASIL PRODUTOS AUTOMOTIVOS E INDUSTRIAIS
37. STARA S/A
38. MINERAÇÃO RIO DO NORTE SA
39. IRANI PAPEL E EMBALAGEM
40. SOTREQ
41. GRUPO BOTICÁRIO
42. SAINT-GOBAIN DO BRASIL PRODUTOS INDUSTRIAIS E PCONSTRUÇÃO LTDA
43. MERITOR DO BRASIL SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA
44. APETIT SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO LTDA
45. CBA (COMPANHIA BRASILEIRA DE ALUMÍNIO) 
46. DIEBOLD NIXDORF
47. AERIS
48. TIGRE MATERIAIS E SOLUÇÕES PARA CONSTRUÇÃO LTD
49. SUPERGASBRAS RJ
50. INTEGRADA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL

Análise

Um dos setores que mais sofreram com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, a indústria mostrou resiliência e capacidade de inovação, zelo por seus colaboradores e ainda estratégia para se manter como segmento vital da economia. De acordo com o Informe Conjuntural do terceiro trimestre, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria para 2021 deverá alcançar crescimento de 6,1%. Com altos e baixos em um cenário pandêmico, a produção industrial ficou estável na passagem de setembro para outubro. O emprego na área continuou crescendo, no entanto, em ritmo bem mais moderado que nos meses anteriores. A indústria também marcou posição em meio aos debates sobre desmatamento ilegal e descarbonização das operações, tema que tem ocupado lugar de destaque entre as principais lideranças empresariais.

A Conferência das Partes sobre o Clima, da ONU (COP26), ocorrida em Glasgow (Escócia), na primeira quinzena de novembro, demonstrou que a construção de uma sociedade mais sustentável passa, necessariamente, pela mobilização do setor produtivo. Para a CNI, a agenda dos líderes globais contra o desmatamento ilegal e em defesa de uma economia de baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE) reforça a importância dos investimentos em inovação e está alinhada ao posicionamento das empresas brasileiras. Pesquisa divulgada recentemente pela entidade revela que 98% das médias e grandes indústrias do país adotam alguma ação de sustentabilidade nos seus processos produtivos.

HalineHaline Aquino, diretora executiva do GPTW Brasil. (Foto: Divulgação)

Haline Aquino, diretora executiva do GPTW Brasil, explica que desde 2019, a consultoria tem uma regional responsável pelo fortalecimento de uma visão moderna da indústria. Por isso, o lançamento Ranking Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria 2021 está diretamente ligado à conscientização do setor para evolução do segmento de forma sustentável.

“Ser reconhecida como uma excelente empresa para trabalhar significa muito para os líderes, algumas vezes donos destas empresas, para seus colaboradores e para o mercado. Acreditamos fortemente no impacto que um bom ambiente de trabalho provoca na vida das pessoas e em toda sociedade. Temos um profundo sentimento de orgulho e realização em mobilizar organizações do setor em prol de um bem comum: ouvir seu time e, a partir desta escuta ativa, transformar suas políticas e práticas buscando o melhor caminho para todos”, reforça.

Para a executiva, esta trajetória proporciona oportunidades de transformação, de desenvolvimento, de reconhecimento, conquistas e, claro, de crescimento destas organizações. 

Lista das Empresas Premiadas: Médias

01. SUPERA FARMA LABORATÓRIOS S.A
02. FUNDIMISA - FUNDIÇÃO E USINAGEM LTD
03. SC JOHNSON
04. NUTRILITE 
05. SCHMERSAL
06. PERKINS MOTORES
07. KORDSA 
08. BN PAPÉIS
09. PORMADE PORTAS
10. HERSHEY
11. TROLLER
12. JOST BRASIL SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTD
13. ASTRAZENECA
14. YOFC POLIRON
15. POLLUX
16. LABORATÓRIOS SERVIER DO BRASIL 
17. MOINHO GLOBO 
18. GRUPO OTÁVIO LAGE
19. JBT
20. PERÓXIDOS DO BRASIL
21. TERPHANE
22. ELKEM
23. GNA - GÁS NATURAL AÇU
24. SINAGRO PRODUTOS AGROPECUÁRIOS S
25. BEBIDAS FRUKI S.A
26. PALFINGER
27. ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS
28. HARALD 
29. DAIICHI SANKYO
30. JCB DO BRASIL
31. CARESE PINTURA AUTOMOTIVA LTDA
32. PARKER HANNIFIN
33. DACALDA
34. RIO ENERGY
35. BSBIOS
36. SANTO ANTÔNIO ENERGIA
37. VETNIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUT
38. REALCAFE SOLÚVEL DO BRASIL S A
39. AEL SISTEMAS
40. MESSER GASES BRASIL
41. FILTROS PLANETA ÁGUA
42. AGPR5
43. QUINELATO FREIOS
44. PANASONIC  - SJC
45. AQUÁRIO
46. MUSASHI DO BRASIL
47. COMPENSADOS DRABECKI
48. VERACEL CELULOSE
49. 4BIO MEDICAMENTOS
50. STOLLER DO BRASIL

Como foi feito

Devido ao tamanho e importância do setor no Brasil, esse é um dos maiores rankings em número de empresas premiadas, já que o total de participantes também é superior. Além disso, apesar de todas as premiadas terem em comum algum tipo de processo produtivo, ao mesmo tempo, elas possuem muitas diferenças em seus produtos, formatos de trabalho, práticas e benefícios, o que enriquece muito o conteúdo pela pluralidade cultural existente.

A pesquisa do Ranking Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria deste ano foi composta por duas etapas, as quais impactaram a nota final. A primeira é a pesquisa quantitativa – Diagnóstico Organizacional com funcionários, sendo necessário que a empresa atinja a amostra mínima de funcionários na pesquisa e o resultado é considerado no processo de avaliação.

“Neste diagnóstico, utilizamos a métrica Pesquisa de Clima Organizacional Trust Index para avaliação da percepção dos colaboradores em relação à experiência que vivenciam nas organizações. No diagnóstico avaliamos a relação de confiança entre líderes e liderados, a relação de confiança com a organização, por meio do orgulho e propósito do trabalho realizado individualmente, coletivamente e da empresa perante à sociedade, e a relação de confiança entre os colegas, o quanto as pessoas gostam das pessoas com quem trabalham, se existe espírito de time e um ambiente de colaboração. Além da avaliação de indicadores de resultados de negócio, como a efetividade da liderança na gestão de pessoas e condução dos negócios, o ambiente propício para gerar inovação por todos e valores aplicados na prática para fortalecer a cultura organizacional”, detalha Isabela Lopes.

Já na segunda parte, além do diagnóstico com os colaboradores, as organizações passam por uma avaliação das práticas de gestão de pessoas, baseado na metodologia das 9 Práticas Culturais. Neste momento, a avaliação é feita pelo GPTW para entender o nível de excelência e competividade das ações de gestão em comparativo com o mercado. A empresa precisa ter no mínimo 100 funcionários e concorrer com um CNPJ registrado no setor de indústria.

Todas as informações demográficas obtidas na lista Great Place to Work são referentes ao ano anterior à data da aplicação da pesquisa com os funcionários.

meeting-2284501_1920A lista das que conquistaram o selo na versão 2021 contou com 375 inscritas. (Foto: Pixabay)

Retorno positivo

Haline Aquino entende que ao ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work, a organização automaticamente eleva sua reputação e imagem, atraindo profissionais talentosos que buscam ambientes preocupados com a sustentabilidade.

“A companhia atrai também investidores que passam a confiar mais no negócio, mantendo seus dividendos por mais tempo e, de quebra, pode obter vantagens financeiras, já que o mercado oferece linhas de crédito diferenciadas para que as empresas sigam investindo em práticas sustentáveis. Além disso, a empresa se torna um agente de transformação, ampliando seu impacto e gerando valor para todo o setor”, enfatiza a diretora.

Isabela Lopes vai na mesma direção e considera que uma empresa se inscrever e participar do Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria mostra uma preocupação genuína de um trabalho de gestão que leva em conta confiança como elemento da cultura organizacional e o impacto da confiança no negócio, ou seja, o crescimento do número de empresas participantes evidência que cada vez mais as organizações entendem e reconhecem que a forma como a empresa é administrada e estabelece suas relações é fator crucial para o sucesso do negócio, o que traz impacto direto na produtividade, competitividade da indústria brasileira e, consequentemente, na economia.

“Ano a ano, nas nossas parcerias com as empresas do setor, percebemos um impacto no entendimento de que, uma organização, para ter perenidade, não basta apenas gerar lucro. Elas precisam ter um olhar cuidadoso sobre como estão direcionando o seu desenvolvimento”.