Carlos Melles: Projeto Biomas Tropicais integra gestão e planejamento às tecnologias sustentáveis
A iniciativa busca sistematizar exemplos de aplicação de tecnologias sustentáveis no Brasil, integrando todos os atores da sociedade, padronizando protocolos que vão além da busca da eficiência em sistemas produtivos.
Ação do Sebrae foca em fomentar a sustentabilidade (Foto: Divulgação)
O Sebrae e o Instituto Fórum do Futuro, realizam nesta quinta-feira (6), em Brasília, o Seminário “Um Dia no Futuro”, que reúne lideranças para debater os desafios de aumentar a produção de alimentos no Brasil e atender as crescentes exigências agenda da sustentabilidade. O evento tem como diretriz o Projeto Biomas Tropicais como uma ferramenta institucional e estratégica capaz de desenhar os caminhos na direção desses objetivos.
O Projeto busca sistematizar exemplos de aplicação de tecnologias sustentáveis no Brasil, integrando todos os atores da sociedade, padronizando protocolos que vão além da busca da eficiência em sistemas produtivos. Também participam da iniciativa o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o diretor-geral da Escola Superior Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e conselheiros do Fórum do Futuro, como os ex-ministros Roberto Rodrigues, da agricultura, e Paulo Haddad, da Fazenda e do Planejamento.
Na ocasião será assinada a “Carta de Brasília”, documento em que as lideranças do Projeto Biomas alertam os tomadores de decisão das políticas públicas e privadas que impactam a segurança alimentar global para a inclusão social e tecnológica de pequenos e médios produtores tropicais como parte vital das agendas mais críticas hoje vivenciadas.
“Enfrentar a fome, a agenda de transição climática, reduzir as desigualdades e conter o fluxo de migrações forçadas – tudo isto só será possível a partir da inclusão de pequenos e médios produtores situados nos trópicos”, afirma o presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli. “No Brasil, o papel reservado ao Sebrae será de fazer a ponte entre o estado da arte do conhecimento e os pequenos e médios produtores. E para isso já estamos mobilizando 10 mil agentes locais de inovação”, comenta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Durante o Seminário será lançado o livro “As Tecnologias Sustentáveis que Vêm dos Trópicos”, que reune a contribuição de 17 das mais relevantes instituições de pesquisa e gestão do setor e 64 diferentes artigos sobre os desafios a serem superados pela bioeconomia brasileira nas próximas décadas.
Fonte: Agência Sebrae