Com parceria da Serasa Experian, Raízen otimiza em 95% tempo de renovação de contrato com fornecedores de cana
Por meio de soluções de big data e automação, empresa integrada de energia reduziu tempo de consulta a documentação para renovação de contratos de produtores parceiros de 1 semana para 3 minutos.
Ricardo Campo, coordenador de Inovação da Raízen e gestor do Pulse Hub. (Foto: Divulgação)
A Raízen, empresa formada em 2011 pela união da Shell e da Cosan, produz e comercializa etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. O segmento, um dos mais potentes da economia mundial, precisa seguir e cumprir uma série de requisitos legais e regulatórios relacionados às boas práticas de governança socioambiental no agronegócio. Para isso, precisa assegurar que seus fornecedores e parceiros também sigam esses requisitos, garantindo, assim, a segurança de toda a cadeia produtiva.
“Cerca de 3 mil fornecedores de cana-de-açúcar, com diferentes níveis tecnológicos e de produção são responsáveis por boa parte da matéria-prima processada em nossos parques de bioenergia, contam com nosso suporte agronômico e de inovação” Nesse processo, agilidade na coleta e análise documental são fundamentais para atender à demanda da nossa operação e nos tornarmos cada vez mais competitivos”, afirma Ricardo Campo, coordenador de Inovação da Raízen e gestor do Pulse Hub.
Superando o desafio dos dados:
No caso da Raízen, a equipe levava, em média, uma semana, para executar o processo de consulta da documentação pública, títulos de propriedade, entre outras. Com a adoção do Farm Check, solução da Plataforma Brain Ag da Serasa Experian que usa inteligência artificial para fazer busca documental, análises de conformidade socioambiental e monitoramento de safra por sensoriamento remoto, esse tempo foi reduzido em 95% e agora leva menos de três minutos.
“Com a tecnologia tivemos uma melhora no processo e a renovação ficou mais rápida. Isto nos garante a formalização do compromisso da matéria-prima pelo produtor, continuidade em nosso relacionamento e resultado financeiro ao fornecedor de cana”, explica Campo. Por dentro da operação:
Pulse e Brain Ag: encontro de polos de inovação
Em Piracicaba (SP), o Pulse, hub de inovação da Raízen que conecta staturps aos desafios das áreas de negócio da empresa, buscava uma parceria justamente para ganhar tempo e agilidade nessas análises, de modo a acelerar a renovação de contrato com os fornecedores de cana.
Encontrou a colaboração ideal junto à Brain Ag, empresa da Serasa Experian dedicada ao monitoramento e aplicação de tecnologia de dados e automação para avaliação de risco e tomada de decisões no agronegócio, trazendo o dinamismo necessário para as etapas de consulta e análise socioambiental dos parceiros comerciais da Raízen.
Farm Check: inteligência analítica agiliza compliance socioambiental e monitoramento de safra.
“O processo de implementação foi ágil e colaborativo, com a Brain Ag rapidamente ajustando nossas necessidades durante o período de projeto-piloto e experimentação da ferramenta, recebendo feedback da área cliente, flexibilidade na entrega, customizando alguns dados para nosso report, assim como aspectos de segurança e governança”, afirma Campo. “Dessa maneira, a equipe responsável por renovação de contratos ganhou qualidade em suas rotinas, e essas horas podem ser usadas em outras frentes, como fechar mais negócios”.
E os ganhos?
· Redução de 95% do tempo gasto com processo de coleta e consolidação de informações e documentos
· Garantia do volume necessário de produção para o negócio
· Cumprimento de todas as obrigações legais na contração de fornecedores
· Menos atritos na relação com produtores rurais
· Mais autonomia e tempo para a equipe da Raízen se dedicar a novos negócios