Podcasts se consolidam como ferramenta estratégica para empresas
Programas de áudio estreitam relacionamento com o público-alvo e aumentam a visibilidade dos negócios.
Brasil é o terceiro maior consumidor deste formato no mundo. (Foto: Unsplash)
Com o crescente número de dispositivos móveis e de pessoas conectadas à internet, os podcasts se tornaram cada vez mais populares no país. Segundo levantamento da Insider Intelligence, o Brasil é o terceiro maior consumidor deste formato no mundo, com cerca de 39 milhões de ouvintes. Com esse sucesso, os programas de áudio se tornaram também uma ferramenta estratégica para as empresas aumentarem a visibilidade dos seus negócios e estreitarem o relacionamento com os seus consumidores.
“O conteúdo precisa ter um compromisso de qualidade, para interagir e se adaptar às tendências e interesses em constante mudança. Assim, ele se torna uma ferramenta valiosa para expansão, construção de relacionamento e estabelecimento de credibilidade dentro do segmento”, destaca Karol Villas Nova, apresentadora e coordenadora do Kiwicast – podcast sobre marketing digital promovido pela Kiwify, plataforma nacional, que hospeda e comercializa infoprodutos e que é uma das líderes no setor.
Integrado às estratégias comerciais de empresas de diversos segmentos, o podcast, muitas vezes também desdobrado em vídeo-cast para o YouTube, tem o potencial de reforçar seu reconhecimento junto ao público. “Com ele fortalecemos nossa cultura corporativa em torno da nossa missão, e oportunizamos que todos possam compreender melhor o assunto que tratamos, as tendências e, claro, a posição da empresa dentro desse mercado”, ressalta a porta-voz.
Além de estabelecer um diálogo aberto com os ouvintes, o podcast corporativo permite que as empresas abordem assuntos importantes dos seus segmentos e tragam vozes ressonantes do mercado sobre questões de interesse do público. “O formato possibilita que mais especialistas possam compartilhar seus conhecimentos e que o canal seja uma espécie de portal educativo para muitas pessoas, além de reforçar a autoridade dos especialistas”, aponta a apresentadora e coordenadora do Kiwicast.
Embora as pesquisas apontem que os mais jovens sejam os principais consumidores deste tipo de material, as empresas vêm criando conteúdos que integram todas as faixas etárias. Com os mais variados modelos e linguagens, os programas de áudio para atingir o engajamento do público têm como missão garantir a relevância do conteúdo e a frequência de postagem. “A dinâmica e o formato adequado variam de acordo com o objetivo e metas estratégicas de cada empreendedor. O mais importante é que o conteúdo esteja alinhado a essas diretrizes, seja relevante e entregue de forma consistente”, garante Villas Nova.
No entanto, o reflexo do sucesso de um podcast corporativo pode ir muito mais além do engajamento online, transformando processos internos e estimulando seus colaboradores. “Naturalmente gera uma melhoria na performance da equipe, uma vez que está constantemente exposta às melhores práticas do setor. Saberem que integram uma empresa que é vanguarda em termos de criação de conteúdo e engajamento com a comunidade é extremamente motivador”, conclui.