VIA recebe o Selo Paulista de Diversidade
Meta de diversidade da Via prevê 42% de mulheres e 45% de negros em cargos de liderança até 2025; empresa desenvolve projetos e ações afirmativas para atingir o objetivo.
(Amanda Ferreira, gerente de Diversidade e Inclusão e embaixadora do tema na Via, recebe a certificação pela companhia - Foto: Divulgação)
A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto, Extra.com.br e banQi, acaba de receber o “Selo Paulista de Diversidade”, na categoria Adesão, uma certificação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo dada a empresas, organizações públicas e da sociedade civil que desenvolvam programas e ações de promoção e valorização da diversidade em seus ambientes de trabalho e áreas de atuação. O selo foi entregue no dia 28 de março, em cerimônia na secretaria.
Essa é a primeira participação da Via no programa estadual. Para Amanda Ferreira, gerente de Diversidade e Inclusão e embaixadora do tema na Via, o selo é resultado de uma série de inciativas adotadas pela empresa em prol da diversidade. “A diversidade e a inclusão fazem parte da cultura da Via por meio de uma agenda que aceleramos no ano passado com a oficialização de uma gerência exclusiva e a criação de metas e programas de ações afirmativas”, afirma.
Entre as metas, a empresa quer chegar a um universo de 42% de mulheres e 45% de negros em cargos de liderança na companhia até 2025. Mas não fica só nas metas e, para chegar ao objetivo, a companhia tem investido na capacitação e na identificação desses profissionais.
O Lapidar, que consiste na capacitação de líderes autodeclarados pretos e pardos, é um dos exemplos. O projeto já recebeu mais de 220 inscrições e teve 36 colaboradores aprovados. A empresa ainda desenvolve programas como o Via Hub para atrair mulheres para ocuparem posições na área de tecnologia, além da trilha “Talentos Sem Limites”, programa de capacitação para os colaboradores com deficiência, e parcerias como o Programa Mulheres Positivas, uma iniciativa com a Tim, que investe na aceleração de carreira para mulheres intercompany. Ao todo já participaram do projeto nove executivas mentoras e quatro executivas da Via.
As iniciativas na Via ainda incluem cursos de conscientização para os colaboradores em diversos temas como equidade de gênero e racismo, trilhas de conhecimento para portadores de deficiência, curso de libras, entre outros. “Investir em diversidade e discutir o tema faz parte do papel da empresa. Assim como somos influenciados por demandas da sociedade, essas ações também podem influenciar e impactar positivamente o entorno das comunidades onde atuamos”, destaca Amanda.
Outras informações sobre o certificado e de como os interessados podem se inscrever estão disponíveis no site da Secretaria, neste link.