Presidente do Simers analisa o bom momento do agronegócio

Cláudio Bier comemora os resultados do agronegócio após encerramento da Expointer, durante encontro on-line com empresários.

Captura de tela 2021-09-20 18.50.26
Durante encontro ocorrido na última quinta-feira(16), Amoretti destacou as inovações no segmento agrobusiness. (Foto: Reprodução/LIDE RS)

“Estamos vivendo um momento mágico”, disse o presidente do Simers - Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS, Cláudio Bier, sobre o setor, durante a 29ª edição da LIDE Live, promovida pelo LIDE RS – Grupo de Líderes Empresariais, nesta quinta-feira (16). O evento on-line teve como coordenador o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez.

Cláudio Bier falou aos empresários sobre o sucesso de faturamento e público da Expointer deste ano, em especial nesta retomada das atividades presenciais. Para ele, as 85 empresas que estiveram presentes representam a confiança no agronegócio no País.  "Empresas com carteira de pedidos lotada, duas supersafras seguidas, que deixaram os produtores capitalizados e o show de tecnologia em máquinas e equipamentos para o campo são alguns dos fatores que concorreram para o sucesso da feira", ressaltou.

 “O agro não parou durante a pandemia. Conseguimos mostrar para o governo que nossas indústrias já usavam todos os equipamentos de segurança necessários, mesmo antes da Covid-19: o distanciamento, máscaras, aventais. Houve apenas medidas relativas ao número de colaboradores trabalhando. Isto também foi uma das razões para o nosso setor continuar aquecido”, explica, Bier.

Avaliando, contudo, que “não existe rosa sem espinho”, o presidente do Simers também referiu no contexto atual do agronegócio a alta do aço que influencia segmentos da produção ligados à agricultura e a falta de componentes eletrônicos para a indústria. “Estas são nossas dificuldades, mas as coisas começam a melhorar”, considera.

 Sobre a colocação de Fernandez sobre a melhoria de eficiência do setor, tendo como base investimentos em máquinas e equipamentos, que dão ganho de escala aos produtores, o presidente do Simers ressaltou o quanto a tecnologia vem avançando no sentido de proporcionar maiores benefícios aos produtores. De fato, os homens do campo estão atentos a estas inovações e investindo, principalmente no que trata de tratores e semeadeiras. “Isto é um ganho muito grande, sem falar na irrigação. Um dos implementos que mais venderam foi o equipamento de irrigação, que é importante para o campo”, diz ele.

 

Ao final, Cláudio Bier, destacou o trabalho relevante que vem sendo realizado pelos ministros Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, e Tereza Cristina, da Agricultura. "São dois craques que fazem seu trabalho com tranquilidade. A ministra conhece muito sua área e seguidamente trocamos ideias sobre o setor que segue evoluindo, à margem das questões de natureza política. Somos o celeiro do mundo, não temos problemas comerciais e isto é o que nos motiva".

Assista ao evento na íntegra: