Supermercados implantam modelo de atendimento inspirado na Disney
Quarenta estabelecimentos, a maioria do sudoeste do Estado, participam de projeto junto ao Sebrae/PR para adoção de novo padrão de atendimento.
Supermercados implantam modelo de atendimento inspirado na Disney. (Foto: Divulgação)
Em um setor em que a concorrência é acirrada e a comparação de preços é uma constante, supermercados do centro e do sudoeste do Paraná e do oeste de Santa Catarina estão apostando suas fichas na qualidade do atendimento para conquistar os clientes. Desde o ano passado, 40 estabelecimentos da Rede Forte de Supermercados estão participando da implantação de um modelo de atendimento de excelência, dentro do projeto Encadeamento Produtivo, em parceria com o Sebrae/PR. A referência é que a metodologia é do Disney Institute e utilizada nos parques da gigante do entretenimento, nos Estados Unidos, França, Japão e China.
No projeto, os supermercados estão construindo e implantando um modelo próprio de atendimento, denominado “Jeito Rede Forte de Atender”. Internamente, as equipes de colaboradores estão aplicando conteúdos recebidos para gerar uma experiência diferenciada para os clientes.
Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, ressalta que a empresa Disney é uma referência mundial em atendimento, por adotar padrões para garantir consistência de experiência do cliente, propósito e gestão econômica, sempre com o cliente como centro do processo.
“A boa experiência no atendimento gera um vínculo de confiança duradouro entre empresa e clientes. A metodologia em implantação visa harmonizar o atendimento, aumentar a percepção de qualidade, criar relacionamento com os clientes, gerar valor para a marca e estabelecer identidade ao atendimento de um jeito próprio”, explica Jocelei.
Sandro Luiz Dalle Laste, presidente da Rede Forte de Supermercados, informa que a avaliação por parte dos associados tem sido positiva e que foi formado o Comitê de Atendimento da rede.
“Já temos um manual de boas práticas, desenvolvido pelos participantes do projeto. É um material excelente e que contou com expressiva participação”, destaca Sandro.
Afeto como resposta
O supermercado Algeri, de Pranchita, é um dos estabelecimentos que faz parte do programa de Encadeamento Produtivo da Rede Forte. Mariucha Algeri, sócia-proprietária, faz parte da segunda geração da empresa familiar, que tem 40 anos e continua a inovar.
“O projeto é maravilhoso e veio complementar o que já estávamos trabalhando na empresa. Há mais de cinco anos já víamos a necessidade de capacitar as pessoas que estão conosco”, conta Mariucha.
A empresária observa que é preciso ter atenção aos detalhes, que é o que todo cliente procura. Mais do nos números, a aprovação vem do contato com as pessoas que compram no supermercado.
“Os clientes querem se sentir especiais. A resposta aos nossos esforços vem com o carinho das pessoas”, acrescenta Mariucha.
Sudoeste
Há participantes de 16 municípios do sudoeste do Paraná: Barracão, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Enéas Marques, Francisco Beltrão, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Pranchita, Realeza, Renascença, Santa Izabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste e Renascença. Os demais participantes paranaenses estão em Toledo, Ouro Verde do Oeste, Cantagalo, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Santa Lúcia, Candói, Capitão Leônidas Marques, além de alguns municípios de Santa Catarina.