Gato e Rato


Um Jaguar XJ – dirigido por um dos principais motoristas dublês de cinema, Mark Higgins – participou de um desafio único de perseguição no estilo "gato e rato” a um dos mais precisos drones do mundo. A ação mostrou como a alta tecnologia pode melhorar de forma significativa a produção de cenas de perseguição com veículos.

Com um olho no futuro potencial de uma sequência de dublê em um filme, Higgins e o piloto de drone JaeHong Li usaram o desafio para destacar como a tecnologia está em desenvolvimento nos setores automotivo e de drones.

O desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor com sensores de radar e de câmeras a bordo está estreitamente alinhado com o desenvolvimento da tecnologia de drones, que estão agora sendo usados para tudo, desde corridas até entregas autônomas de pacotes.

"Drones estão cada vez mais integrados na sociedade e eles podem fazer algumas coisas surpreendentes nos dias de hoje", disse Higgins, que também é um piloto campeão de rally. "Então, quando a Jaguar ofereceu o XJ e toda a sua tecnologia para ir contra um dos melhores pilotos de drones do mundo, eu agarrei a chance. O Jaguar XJ é projetado para o mercado executivo de luxo e, ao mesmo tempo, é um veículo muito dinâmico e capaz em todos os ambientes. Portanto esse foi um excelente desafio para o veículo. Durante a perseguição, foi muito bom ver que encontramos algumas maneiras divertidas para iludir o drone!"

O desafio, que ocorreu no Circuito Internacional de Zhuhai, na China, viu Higgins tentando se livrar do drone em uma área industrial repleta de contêineres, avenidas arborizadas, boxes e um parque de estacionamento subterrâneo. O XJ demonstrou agilidade e controle com desempenho sem esforço durante o desafio.

A tecnologia está revolucionando ambas as indústrias, de automóveis e drones – com o piloto robô circulando de forma autônoma e o uso de câmera de 360 graus e Higgins no XJ, beneficiando-se da direção hidráulica assistida elétrica que melhora a capacidade de resposta e feedback, bem como sistemas que utilizam sensores e quatro câmeras a bordo.

O piloto do drone, JaeHong, comentou: “Voar contra o carro nos deu algumas visões interessantes sobre como esse tipo de tecnologia pode ser usada para os carros de filmagem e eu acho que nós mostramos que há grande potencial para sequências de filme do carro, para perseguições futuras! A tecnologia em drones está se desenvolvendo rápido e, como os carros, a última tendência é para a assistência ao piloto. O DJI Inspire, 1 drone que usamos, mostra como o mais importante é ter precisão e equilíbrio do que ter ritmo correto. Ele tem o melhor da classe, a sua câmera aérea a bordo estabilizada Zenmuse X5, usada principalmente para as filmagens, foi perfeita para esse desafio”.

O porta-voz da Jaguar, Ian Hoban, diretor da linha de veículos, disse: "A tecnologia desempenha um papel significativo em novos veículos da Jaguar nos dias de hoje – a partir de sistemas de assistência ao condutor a sistemas de entretenimento. Essa corrida foi uma maneira divertida de mostrar a nossa tecnologia atual de câmeras de 360 graus e sensores no XJ. Em situações cotidianas, câmeras e sensores de veículos trazem uma garantia adicional para o motorista, tornando-o mais fácil de manobrar e estacionar. Os nossos novos sistemas são todos para proporcionar a melhor experiência de dirigir ao motorista e tornando-a mais relaxante, agradável e seguro".


Novidades

Natureza Viva

20.09.2016

Natureza Viva

Designer de Joias Vera Cortez lança coleção com inspiração na Mata Atlântica

Mundo pelos Trilhos

02.09.2016

Mundo pelos Trilhos

Roteiro de 35 dias abrange vagões exclusivos, hotéis luxuosos e restaurantes estrelados

Robusto com Classe

02.09.2016

Robusto com Classe

Primeiro SUV produzido em toda a história da Jaguar, o F-PACE chegou ao Brasil