Expedição Araucânia


Viagem ao Chile é habitualmente associada aos passeios pelos vinhedos e vinícolas do Vale do Maipo, caminhadas por Santiago ou a tranquilidade de Valparaíso. Para os mais ousados, ótimas opções são explorar o extremo sul da Patagônia chilena e seus glaciares em variações de azul e o Atacama, deserto mais alto e seco do mundo que está no extremo norte do Chile.

Mas e o centro desse país longilíneo?

A região de Araucânia, que tem como capital a cidade de Temuco e a de Pucon como principal polo turístico, não conta com voos diretos do Brasil, mas é facilmente acessada de carro, ônibus e também voos domésticos.

Ela fica exatamente no meio do Chile e suas estruturas geológicas, que poderiam ser consideradas um problema, acabam virando o maior atrativo dessa região vulcânica.

E se turistas americanos, europeus e australianos já viajam de muito mais longe para conhecer o local, o que os brasileiros estão perdendo?

Principalmente uma natureza exuberante entre montanhas, vulcões, lagos e imensas araucárias, árvores que também estão presentes nas paisagens da região sul e sudeste do Brasil.

Villarrica e Pucón

Para chegar nesse centro de turismo chileno você pode ir de avião ou trem até Temuco, capital de Araucânia, e de lá pegar um transfer de uma hora até Villarrica e Pucón, cidades aos pés do vulcão mais ativo e turístico da região. Existe também a rota de ônibus em ótimas estradas, com trajeto de 12 horas no total.

Apesar de ser o vulcão mais ativo da região, inclusive com um semáforo na via principal da cidade para dar alertas se ele pode ou não entrar em erupção, o Villarrica proporciona aos turistas escaladas entre gelos eternos em seu cume, ou trekking na base e rios de lava que secaram e produziram interessantes formações.

Para quem quer uma viagem mais tranquila, os banhos termais e visitas aos estúdios de tecelagem mapuche, grupo étnico e cultural que nos remete há cinco séculos antes de Cristo, são bem indicados.

Vira Vira

Se o objetivo for conforto e exclusividade, o novíssimo hotel Vira Vira pode unir aventura, design e boa gastronomia num sistema all inclusive.

Os proprietários, Michael e Claudia Paravicini, saíram da Suíça e decidiram criar um espaço de 53 acres e 20 acomodações aos pés do vulcão Villarrica.

É uma mistura de fazenda, reserva florestal, SPA e hotel.

Dentro da estadia você pode acrescentar o menu de alta gastronomia, inclusive com boa parte dos alimentos presente nele cultivados ali mesmo na fazenda, com destaque para a seleção de queijos finos e sobremesas leves.

Nesse mesmo pacote que inclui alimentação também é possível aproveitar uma série de passeios exclusivamente desenvolvidos para os hóspedes, como subida no vulcão - que exige fôlego e resistência, trekking, rafting, passeio de bicicleta, cavalo ou tarde nas termas.

Para quem fica hospedado nas vilas, tipo de acomodação superior com aquecimento individual, sala de estar, terraço voltado para o rio ou vulcão e jacuzzi externa para observar a natureza chilena por outro ângulo, os dias e noites são de calma e privacidade.

O desenho e decoração da propriedade remete ao estilo mapuche, com muita madeira lenga, pelegos e pedras, mas com assinatura internacional da proprietária, que é também designer de interiores.

 

Parada estratégica em Santiago

Antes de descer até o início da Patagônia chilena você pode aproveitar o crescente turismo enogastronômico da capital chilena e descobrir a especial sala com mais de 2000 tipos de vinhos no La Cava, espaço subterrâneo no hotel The Singular Santiago.

Nesse verdadeiro bunker também é possível degustar tapas e o famoso Centolla, caranguejo gigante da Patagônia; tudo com assinatura do chef Laurent Pasqualetto.

 

Fotos: Paula Roschel e divulgação


Novidades

Novo Lincoln Navigator 2018

28.07.2017

Novo Lincoln Navigator 2018

Ford apresenta nos EUA o maior e mais luxuoso SUV da marca

Four Seasons Private Jet

28.07.2017

Four Seasons Private Jet

“World of Adventures”, terceiro roteiro do Four Seasons Private Jet para 2018, inclui paradas em Ruanda e Galápagos

Clubhouse Golf Center

28.07.2017

Clubhouse Golf Center

Lugar equipado com o melhor simulador do mundo permite praticar golfe por realidade virtual